CI

Safra de trigo na região de Maringá deverá ser 45% maior, estima Deral

Produtores da região devem colher 99 mil toneladas de trigo neste ano, volume 45,4% que em 2008. No PR, safra poderá ser recorde


O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) estima uma colheita entre 90 mil e 99 mil toneladas de trigo neste ano na região de Maringá. Isto significa 45,4% a mais que em 2008, quando a safra rendeu 68 mil toneladas. Os números maiores da atual safra são explicados pela ampliação da área de plantio.

Em 2008 foram 27.251 hectares plantados. Em 2009, 43 mil hectares – aumento de 57,7% na região de Maringá integrada por 29 municípios. “A estimativa de colher entre 90 mil e 99 mil toneladas de trigo se confirmará se tudo correr bem, com clima normal, sem geadas que atinjam os grãos na fase crítica”, explica o economista do Deral, Dorival Aparecido Basta.

O plantio de trigo terminou em maio passado e agora está em fase de desenvolvimento vegetativo e floração. “Outra pequena parte, cerca de 20%, está entrando em frutificação (formação dos grãos). Esta é a fase mais crítica, em que o grão está mais vulnerável às geadas”, explica. Na avaliação da Seab, o trigo plantado neste ano no Paraná está sendo beneficiado pelas condições normais do clima desde junho, com as chuvas bem distribuídas em todas as regiões.

Paraná

O Paraná deverá colher uma safra de trigo em 2009 de 3,37 milhões de toneladas, o que seria um recorde para o Estado, segundo o Deral. O órgão do governo paranaense revisou para cima a estimativa de produção de trigo. Até o mês passado, o Estado previa colher neste ano 3,2 milhões de toneladas.

Essa pode ser a segunda boa safra seguida de trigo no Paraná, o maior produtor brasileiro do cereal. Em 2008, o Estado colheu 3,21 milhões de toneladas. Segundo o Deral, se confirmada, essa vai ser a maior safra desde 1986/87, quando o Estado colheu 3,25 milhões de toneladas. Os agricultores paranaenses elevaram em 9% a área plantada com trigo neste ano, para 1,26 milhão de hectares.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.