CI

Safra de uva deve bater recorde

São esperado 800 milhões de quilos com boa qualidade e sanidade


Foto: Arquivo Agrolink

O setor vitivinícola colhe mais uma boa safra de uva. Em 2020 a safra se destacou pela excelente qualidade e neste ciclo o que chama a atenção é a quantidade. Segundo a União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) são esperados 875 milhões de quilos, no Rio Grande do Sul, maior produtor.

De acordo com estimativa do IBGE, publicada em dezembro de 2020, a área com plantio de uva será de 46.797 hectares, com um rendimento de 18.896 kg/ha. Estão em colheita uvas de mesa, viníferas e para espumantes na Serra Gaúcha, Campanha, Noroeste, Planalto, Centro-Sul, Centro, Campos de Cima da Serra e Quarta Colônia.

A colheita da fruta está intensa. A safra decorre em condições muito favoráveis à qualidade das uvas, produzindo frutos doces, com bagas grandes e boa sanidade. “Apesar da pandemia e das duas estiagens seguidas no Estado, o setor vitivinícola está trazendo um alento para a agricultura gaúcha. Com duas safras seguidas com recordes em qualidade e em quantidade, há a esperança de um maior faturamento para o setor, trazendo desenvolvimento econômico para o nosso Estado”, destaca o secretário da Agricultura, Covatti Filho.

Com a pandemia, 2020 marcou aumento na venda de vinhos finos em 56,56%, passando de 15 milhões de litros/ano, em 2019, para 24,2 milhões. E a estimativa de consumo de vinho também aumentou, de acordo com a Uvibra, passando de 2 para 2,8 litros/habitante por ano. “Nós conquistamos novos consumidores, que descobriram o vinho nacional, perceberam sua qualidade e vieram para ficar”, afirma o presidente da Uvibra, Deunir Argenta.
Já os espumantes e sucos de uva, registraram queda em 2020, de 6,63% e 5,24% respectivamente.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.