CI

Safra de verão: como aumentar a produtividade da soja

 A previsão de produção da safra brasileira de soja 2021/2022, que começa a ser semeada em setembro, é de 144,6 toneladas


Foto: Pixabay

A previsão de produção da safra brasileira de soja 2021/2022, que começa a ser semeada em setembro, é de 144,6 milhões de toneladas, aumento de 6,3% em comparação à temporada anterior que produziu 136,1 milhões de toneladas. A expectativa é que a área plantada também cresça em 4,9%, passando de 38,7 milhões de hectares para 40,40 milhões de hectares, de acordo com a consultoria Cogo Inteligência em Agronegócio.

Para aumentar a produtividade e rentabilidade na cultura de soja, a Massey Ferguson oferece uma linha completa de soluções para o Plantio Direto – que ocupa 33 milhões de hectares, segundo o último Censo Agropecuário do IBGE. O método controla a erosão, reduz a temperatura do solo, além de melhorar sua qualidade, aumenta a produtividade, diminui custos de produção e ainda contribui para uma agricultura mais sustentável.

A produção em grandes propriedades exige equipamentos robustos com desempenho maximizado. Para o agricultor que tem uma demanda maior de produção, a marca oferece o conjunto de plantio composto pelo trator MF 8700 S, disponível em quatro modelos com potências máximas de 295 a 370 cv, e a plantadeira Momentum, única no Brasil com 3,60m de largura de transporte e que realiza a abertura e fechamento do chassi em menos de 1,5 minutos.

Os tratores da linha MF 8700 S podem utilizar facilmente os maiores implementos de plantio, com capacidade de trabalhar durante muitas horas e com condições difíceis no terreno. Todos estão equipados com a transmissão Dyna-VT da Massey Ferguson, o que possibilita no momento do plantio ou do preparo do solo uma precisão maior durante o deslocamento trator e implemento, resultando em ganhos de produtividade e rendimento operacional.

A plantadeira Momentum, projeto 100% desenvolvido no Brasil, traz a melhor qualidade de plantio e oferece mais agilidade e versatilidade. As duas versões - Momentum, Versão Sementes com opção de 24, 30 e 40 linhas, e Momentum, Versão Sementes & Fertilizantes com 24 e 30 linhas – possuem espaçamento nominal de 45 cm, inserindo o equipamento entre os maiores da categoria.

A plantadeira possui o exclusivo Sistema Smart Frame, que auto nivela o suporte das linhas, mantendo-as sempre na melhor posição de trabalho, depositando sementes na profundidade correta, mesmo em bases largas e curvas de nível.  “A caixa central de fertilizante com 3.600 litros e a caixa de semente com 5.130 litros proporcionam maior autonomia e melhor performance do equipamento, além de registrar mais tempo de máquina trabalhada, mantendo a eficiência e um alto rendimento”, explica Felipe Zolet, responsável pelo gerenciamento de Produto Plantadeiras AGCO.

Não podemos esquecer da pulverização, uma das etapas mais importantes do ciclo de produção da soja. Um equipamento de qualidade garante o controle de plantas invasoras, doenças e pragas agrícolas, além de aplicar o defensivo no local e na dose certa, garantindo a eficiência do produto e diminuindo os custos fixos da produção rural.

O pulverizador MF 9330 se destaca pela eficiência na aplicação de defensivos agrícolas tendo tanque de calda de 3.000 litros e barra de pulverização de 24 ou 30 metros.  As barras podem contemplar o sistema ativo de controle de altura e estabilidade que propiciam uma melhor deposição das gotas pulverizadas, garantindo uma produtividade que pode superar cinco sacas por hectare com o uso da ferramenta.

Outros destaques são o motor AGCO Power de 200 cv, que consome até 30% menos combustível em relação a modelos do mercado, e o sistema robusto de tração com bomba dupla cruzada permanente aliado ao chassi flexível, fazendo com que o modelo enfrente terrenos adversos mantendo a qualidade da aplicação.

Para a última etapa do cultivo, uma das opções é a colheitadeira axial MF 9895. A tecnologia agregada ao equipamento reduz o consumo operacional e o desperdício durante o processo de colheita e possibilita que o agricultor colha grãos com qualidade e tenha maior rentabilidade. Com motor de sete cilindros AGCO Power, que pode chegar à potência de 500 cv, o modelo apresenta uma taxa de descarga de grãos de 150 litros por segundo e tanque com capacidade de armazenagem de 12.334 litros.

“As colheitadeiras axiais da Massey Ferguson trazem um sistema inédito de arrefecimento que elimina a necessidade de paradas intermitentes para manutenção do equipamento, resultando na colheita adicional de 300 sacos a mais de soja no final do dia”, destaca Renato Dias, coordenador de Marketing Tático AGCO do Brasil.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.