CI

Safra de verão do Paraná pode ter aumento de 27%

Chuvas regulares colocam Brasil na expectativa de ser o segundo maior fornecedor de grãos


Retorno da regularidade das chuvas coloca o Brasil na expectativa de ser o segundo maior fornecedor mundial de grãos em 2013

A safra de grãos de verão 2012/13 do Paraná já está instalada e o desenvolvimento até agora aponta para uma produção de 22,7 milhões de toneladas, volume 27% acima da colheita anterior. Relatório mensal do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), divulgado na quinta-feira (29), apresenta pequenas reavaliações de área e produção e a soja desponta como a campeã de área plantada e de produção, com uma estimativa de safra de 15,19 milhões de toneladas.


Apesar do bom desenvolvimento da safra, o clima requer atenção especial. ''A distribuição das chuvas não é uniforme e, em algumas áreas, há escassez'', informa o diretor do Deral, Francisco Carlos Simioni. ''Tem ocorrido chuvas em várias regiões do Estado, mas aquém do esperado'', explicou. As principais culturas plantadas no Estado - como soja, milho e feijão das águas - começam a entrar em fase crítica e precisam de água para continuar o desenvolvimento.

Segundo Simioni, a situação ainda é confortável, mas é preciso ficar alerta. Órgãos do setor público - como Seab, Iapar e Emater - além das cooperativas, empresas de assistência técnica e produtores devem manter um monitoramento constante já que a variável é fundamental para alcançar bons níveis de produtividade.

''Se houver normalidade no clima, o Paraná deverá colher novamente uma ótima safra e em um momento de bons preços, o que favorece os produtores, o comércio, a indústria, os consumidores, enfim toda a cadeia produtiva. Será um ano para os produtores ganharem dinheiro novamente'', afirma.

Simioni ressalta que o retorno da regularidade das chuvas coloca o Brasil na expectativa de ser o segundo maior fornecedor mundial de grãos em 2013. O Paraná tem grande responsabilidade nesse fornecimento porque produz 22% dos grãos do País. ''Estamos na expectativa de clima normal daqui para frente para que o produtor possa alcançar um equilíbrio financeiro com sua atividade, o que é bom para a economia do Estado e do País'', afirma.

Grãos

Segundo o relatório do Deral, 75% da soja plantada no campo entra na fase de floração a partir do início de dezembro, período que aumenta a demanda por água. A soja ocupa uma área de 4,62 milhões de hectares, o que corresponde a 81% do total de área plantada com todos os grãos de verão.


O economista Marcelo Garrido, chefe da Divisão de Conjuntura do Deral, diz que os preços da soja se mantêm em alta, o que levou os produtores a anteciparem as vendas. Até agora, 35% do volume de soja previsto para safra 2012/13 já estão vendidos, contra 21% no mesmo período do ano passado.

O relatório do Deral manifesta igual preocupação sobre o clima em relação ao milho. Cerca de 85% da área plantada, estimada em 849.358 hectares, entra em fase de floração, e requer água. De acordo com a engenheira agrônoma Juliana Tieme Yagush, os produtores estão na expectativa da regularização das chuvas a partir do inicio de dezembro, conforme previsões do Simepar para todo o Estado.

O Deral prevê uma produção de 6,96 milhões de toneladas de milho nesta primeira safra, volume 6% acima do colhido em igual período do ano passado (6,53 milhões de toneladas). No Paraná, o maior volume da safra de milho está sendo cultivado na segunda produção, que vai de fevereiro a abril.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.