CI

Safra deve aumentar ritmo do transporte de cargas nos portos

Principal preocupação dos governos estaduais é com o fluxo de caminhões nas estradas


O governo do estado do Paraná informou, através da sua Secretaria de Infraestrutura e Logística, que a movimentação de cargas para exportação nos portos deverá ter um ritmo mais alto nesta safra, muito influenciadas pela chegada de produtos do estado e dos estados do Sudeste e Centro-Oeste do País.. De acordo com diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Fernando Garcia, o órgão está trabalhando em conjunto com a comunidade para evitar transtornos nas estradas. 

“Estamos preparados para receber uma quantidade de carga. No trânsito, nossa maior preocupação é finalizar a construção do viaduto na BR 277, na entrada da cidade. Estamos dentro do cronograma e esperamos finalizar ainda neste primeiro semestre”, disse. Isso porque, somente em Paranaguá, o fluxo no Pátio de Triagem, que normalmente é de mil veículos por dia, subiu para1,7 mil caminhões e pode alcançar até dois mil veículos já no início de março. 

A tendência é de que essa situação se repita também nos outros portos brasileiros, principalmente naqueles que não contam com sistema de embarque de grãos no Corredor de Exportação, que é formado por um conjunto de terminais que trabalham em pool. Segundo o chefe da Divisão de Silo da Appa, Gilmar Francener, esse sistema existente no Paraná evita que os navios formem filas. 

“Paranaguá não tem filas de espera de navios. Os navios chegam e, praticamente, são liberados para atracar. Existe uma agilidade muito grande que reduz o tempo de embarque. Além disso, somos referência na qualidade dos produtos e no cuidado com o peso dos produtos embarcados”, afirma. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.