CI

Safra global de açúcar será menor

Temporada 2020/21 terá menos 1,94 milhão de toneladas


Foto: Marcel Oliveira

A safra global de açúcar deve ser menor nesta e na próxima safra. Um levantamento feito pelo site especializado NovaCana consultou 17 consultorias como USDA, Rabobank, Datagro, Agroconsult e StoneX para avaliar como será o desempenho da commoditie. 

É esperada uma baixa de 1,52 milhão de toneladas de açúcar em 2021/22 (outubro a setembro). Em março deste ano, a previsão era de um excedente de 1,35 milhão. Contudo, a variação entre as projeções é ampla, indo de um déficit de 6 milhões a um superávit de 11,13 milhões de toneladas.

Já em relação à temporada 2020/21, encerrada em setembro, a perspectiva média aponta para um déficit de 1,94 milhão de toneladas. Entre as consultorias, apenas três estimaram superávit, que varia de 1,45 milhão a 8,05 milhões de toneladas; outras 12 esperam que a produção fique entre 6,3 milhões e 600 mil toneladas abaixo do consumo.

No levantamento realizado em março, as empresas apontavam para um déficit menor na temporada 2020/21. Na época, o valor médio era de 1,83 milhão de toneladas. Por sua vez, na pesquisa realizada em agosto de 2020, o cenário era o oposto: a média esperada era que a produção ficaria 1,53 milhão de toneladas acima do consumo, com as consultorias ainda mantendo oscilação em seus números.

Outro cenário observado é que, com a quebra de safra no Centro-Sul do Brasil, a Índia pode direcionar cerca de 3 milhões de toneladas de açúcar para a produção de etanol, uma vez que adiantou em dois anos seu cronograma para aumentar a mistura de biocombustível à gasolina.

 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.