CI

Safra mundial de café deve ser de 167,2 milhões/sc 60 kg

Projeção da OIC é de queda enquanto o consumo mundial deve aumentar


Foto: Pixabay

Em relatório mensal, a Organização Internacional do Café (OIC) destaca que o mercado global de café registrará um déficit de 3,1 milhões de sacas na safra 2021/2022 (outubro-setembro), já que o Brasil, maior produtor do grão, colheu uma safra menor no ano passado. 

No entanto, o órgão alertou que o saldo do mercado pode mudar acentuadamente devido a uma potencial desaceleração da economia mundial, aumento dos custos de produção e redução do consumo, e das importações devido ao conflito Rússia–Ucrânia.

A OIC estimou a produção global de café, em 2021/2022, em 167,2 milhões de sacas de 60 kg, uma queda de 2,1% em relação ao ano anterior, e o consumo em 170,3 milhões de sacas, aumento anual de 3,3%. As exportações globais do grão verde em fevereiro totalizaram 9,88 milhões de sacas, número abaixo das 10,24 milhões do ano anterior.

Os embarques atingiram 47,18 milhões de sacas nos primeiros cinco meses do ciclo cafeeiro, uma queda de 3% em relação ao ano anterior. O Brasil enfrenta problemas com a disponibilidade de contêineres para o transporte do produto, embora a situação tenha melhorado nas últimas semanas, disse a OIC.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.