Safra transgênica revolucionária chega na Nigéria
CI
Imagem: Pixabay
MUNDO

Safra transgênica revolucionária chega na Nigéria

Esta nova variedade levou 40 anos para ser desenvolvida
Por: -Leonardo Gottems

Após décadas de pesquisa, os agricultores da Nigéria estão finalmente cultivando uma versão transgênica de uma leguminosa básica que ajudará milhões de pessoas a combater a fome e a pobreza no país. O novo feijão-caupi transgênico, resistente a uma praga devastadora, reduz as aplicações de pesticidas a apenas duas por temporada e também é resistente a duas ervas daninhas parasitas. 

Em julho passado, pela primeira vez, agricultores de subsistência na Nigéria plantaram uma nova variedade de feijão-caupi geneticamente modificado que promete aumentar a segurança alimentar de mais de 200 milhões de nigerianos. Isso segue após a decisão tirada em dezembro de 2019, quando a Nigéria se tornou o primeiro país do mundo a aprovar a comercialização do feijão-caupi transgênico.  

Esta nova variedade levou 40 anos para ser desenvolvida por uma equipe de devotados cientistas africanos e internacionais: 20 anos para melhorar suas características por meio do melhoramento tradicional e outros 20 anos usando a engenharia genética para desenvolver resistência à praga destrutiva da broca da vagem ( Maruca vitrata ), também chamada de Maruca. 

Famílias agricultoras compreendem cerca de 70% da população nigeriana, e a maioria vive em parcelas de meio acre (cerca de 2.000 metros quadrados ou um quinto de um hectare) onde cultivam sorgo, painço, mandioca, inhame, banana-da-terra e, mais importante, feijão-caupi. O feijão nhemba é consumido diariamente pela maioria das famílias, seja fervido e servido com arroz ou fermentado e cozido em óleo para fornecer um saboroso prato local conhecido como akara. Os caules também são forragem nutritiva para o gado e qualquer colheita adicional pode gerar dinheiro no mercado local. 

 

 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.