CI

Safra vai bem, menos no RS

No milho primeira safra a situação é crítica em algumas regiões


Foto: Marcel Oliveira

O plantio da safra 2021/22 de soja chegou a 96% da área estimada para o Brasil, contra 94% uma semana antes e 95% no mesmo período do ano passado, de acordo com dados da consultoria AgRural. Estados importantes como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Goiás já encerraram os trabalhos. Neste último levantamento, apenas Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Maranhão, Tocantins, Piauí e Pará seguiam semeando.

Se a maioria da soja foi mplantada dentro da janela ideal e até adiantada em relação às outras safras, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina já são registrados atrasos no plantio em relação à média de cinco anos devido à estiagem. O país vive novamente a incidência da La Niña o que, tradicionalmente, diminui as chuvas no Sul.

Algumas regiões gaúchas já registram replantio em lavouras semeadas no fim de novembro já que a falta de umidade no solo prejudicou a germinação. Mas é no Paraná, que já encerrou a semeadura, que existe maior preocupação com os efeitos do tempo quente e seco sobre as lavouras do oeste do estado, que já atravessam fases reprodutivas e precisam de chuva imediatamente.

Milho

No caso do milho verão, os problemas são isolados no Paraná e em Santa Catarina, mas têm se agravado no Rio Grande do Sul, onde a falta de chuva já causou perdas irreversíveis de produtividade ao cereal. Há regiões com mais de 60 dias sem chuva. Em Júlio de Castilhos, região central, nos últimos dois anos, registrou 38% a menos de chuva acumulada. Prejuízos também são notados no Norte.

“A previsão era colher a melhor safra de milho da história, mas essa seca prolongada justamente na época de enchimento de grãos é muito preocupante. Só as lavouras com pivô estão se desenvolvendo bem. Se não chover nos próximos dias, a perda será irreparável”, disse o presidente da Farsul, Gedeão Pereira.

A Rede Técnica Cooperativa (RTC) aponta que em algumas regiões, já são contabilizados prejuízos que ultrapassam 80 % na produtividade.

A AgRural divulgará nova estimativa de produção de milho verão e soja na safra 2021/22 para clientes ainda nesta semana. No início de novembro, as estimativas foram de 28,7 milhões e 145,4 milhões de toneladas, respectivamente.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.