CI

Safrinha deve atingir de 72,9 milhões de toneladas

Volume é menor que na safra passada devido a problemas climáticos


Foto: Marcel Oliveira

A 2ª safra de milho deve cair 4,5% em relação à safra passada. Devem ser colhidas 72,9 milhões de toneladas. Os dados foram levantados pelo Rally da Safra , da consultoria Agroconsult. 

Os principais estados produtores registraram problemas com clima, que impactou a safra. O plantio atrasou em Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e Minas Gerais, empurrando o desenvolvimento de uma parcela significativa das lavouras para um calendário de maior risco climático. Isso contribuiu para perdas de produtividade nessas regiões, afetadas também pelo baixo volume de chuva em abril, período em que boa parcela das lavouras passava pelo estágio crítico de pendoamento. 

Muitas regiões tiveram janelas de plantio apertadas que refletiram numa queda média de produtividade de 101,0 sacas por hectare na safra passada para 91,7 sacas por hectare nesta.

A área plantada teve expansão de 5,2% e chegou a 13,3 milhões de hectares. A significativa ampliação nos investimentos em tecnologia, que repercutiram no aumento de produtividade, também foi um fator positivo. Os híbridos mais produtivos tiveram prioridade e houve mais recursos em adubação e controle de pragas e doenças. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.