CI

Saiba as frutas e verduras do mês de abril

Incentivo ao consumo de alimentos da época


Foto: Pixabay

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo desenvolve, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), um trabalho de incentivo ao consumo de alimentos da época, os quais estão mais maduros nutritivos e apresentam um melhor custo beneficio.

Conheça os legumes e frutas da estação:

- Abobrinha: A abobrinha possui em sua composição muita água e grande quantidade de fibra, vitaminas do complexo B e magnésio. Auxilia no sistema digestivo e no sistema imunológico. Pode ser consumida de diversas formas, entre elas, substituindo massa em algumas preparações, além de ser pouco calórica.

- Beterraba: A beterraba é um tubérculo muito comum e muito utilizado na Rússia. Ela possui fibras; antioxidantes como os carotenoides e flavonoides; minerais como zinco, magnésio, fósforo, potássio e ferro; vitamina A e vitamina C. Pode ser consumida crua, cozida e assada em diversas preparações.

- Berinjela: A berinjela é hipocalórica, contendo apenas 20kcal em 100g do alimento. Além disso, é rica em antocianina, (um antioxidante que age na prevenção de câncer e doenças cardíacas), e também  em fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino, evitando a constipação.

- Jiló: O Jiló possui grande quantidade de água em sua composição sendo fonte de fibras e possui alguns micronutrientes como: ferro, potássio, vitamina A.

- Kiwi: O Kiwi é considerado uma das frutas com maior quantidade de vitamina C, o que ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e no combate aos radicais livres. É uma fonte muito importante de ácido fólico, que tem papel fundamental na gravidez, em fase de crescimento e no processo de cicatrização. Além disso, possui uma enzima que facilita a digestão e grande quantidade de fibras que ajudam no funcionamento intestinal e no controle do colesterol.

- Caqui: O caqui é fonte de vitaminas E e C e de sais minerais, como fósforo. Além disso, é rico em betacaroteno, precursor da vitamina A, um importante antioxidante que auxilia na visão e na manutenção da pele e das unhas saudáveis.

- Abacate: O abacate é uma fruta tida como vilã por seu alto valor calórico, porém, o seu consumo como parte de uma alimentação saudável, pode trazer diversos benefícios à saúde. As gorduras presentes no abacate são insaturadas, ou seja, previnem doenças cardiovasculares e atuam na redução do LDL e aumento do HDL. Além disso, ele possui glutationa, um importante antioxidante, que neutraliza a ação de radicais livres e combate o envelhecimento precoce.

Torta rústica de ratatouille

Massa

Ingredientes

3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo integral (105g)

1/2 xícara (chá) de farinha de trigo (65g)

1/2 colher (chá) de sal (3g)

3/4 de xícara (chá) de manteiga (105g)

1 ovo médio (65g)

Modo de Preparo

Em uma tigela grande, junte as farinhas, o sal e misture. Corte a manteiga em cubos e transfira para a tigela. Misture até formar uma farofa, sem deixar a manteiga dissolver completamente. Acrescente o ovo e trabalhe a massa até que fique homogênea. Envolva com papel filme e leve à geladeira por, no mínimo, uma hora.

Recheio

Ingredientes

1 berinjela grande (620g)

1 abobrinha grande (370g)

1 xícara (chá) de água (240ml)

 3 colheres (chá) de sal (18g)

20 tomates cereja (200g)

1 alho-poró médio (100g)

1 pimentão amarelo médio (270g)

1 cebola média (150g)

1 dente de alho grande (6g)

5 ramos de tomilho (10g)

1/2 xícara (chá) de azeite (120ml)

1 colher (sopa) de orégano (2g)

Modo de Preparo

Pré-aqueça o forno a 220°C. Lave e corte em rodelas finas a berinjela e a abobrinha. Transfira a berinjela para uma tigela com a água e 1/2 colher (chá) de sal e deixe por 15 minutos.

Lave e corte ao meio os tomates cereja. Lave e corte em tiras finas o alho-poró, descartando as folhas. Lave, retire as sementes e corte o pimentão em cubos. Lave, descasque e corte em 4 partes a cebola e o alho. Lave e desgalhe o tomilho.

Retire a berinjela da água e distribua as fatias em uma assadeira grande com a abobrinha, os tomates, o alho poró, o pimentão, a cebola, o alho, o azeite e o restante do sal e tempere com o orégano e o tomilho. Leve ao forno por aproximadamente 45 minutos ou até que os legumes fiquem macios.

Ingredientes

Montagem

Farinha de trigo para polvilhar

1 gema (20g)

1/2 colher (chá) de água (3ml)

Modo de Preparo

Retire a massa da geladeira. Polvilhe um pouco de farinha de trigo em uma bancada e, com o auxílio de um rolo, abra a massa em forma de um disco de aproximadamente 27cm, até que fique uniforme e não muito fina. Utilize uma forma de fundo removível, com cerca de 24cm de diâmetro. Separe o fundo da forma e coloque a massa aberta por cima, deixando as bordas para fora. Coloque o recheio e dobre as bordas da massa por cima. Misture a gema com a água. Pincele a massa e leve para assar por 50 minutos ou até dourar. Sirva quente.  

Rendimento: 10 porções

Peso da Porção: 100g (1 fatia)

Valor Calórico da Porção: 306 Kcal

Tempo de Preparo: 2h30min

 -----

Salada com abacate

Salada

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de rúcula (45g)

1 ramo de manjericão fresco (4g)            

1/2 abacate médio (330g)

6 nozinhos de muçarela de búfala (60g)

Modo de Preparo

Lave e higienize a rúcula e o manjericão. Desgalhe o manjericão e reserve.  Lave, descasque e fatie o abacate em meias-luas. Corte os nozinhos de muçarela de búfala em lâminas e reserve.

Molho

Ingredientes

1/2 maçã média (120g)

1 limão pequeno (80g)

2 colheres (sopa) de azeite (30ml)

1 colher (sopa) de mel (25g)

1/2 colher (chá) de sal (3g)

Modo de Preparo

Lave, descasque e higienize a maçã. Lave, esprema o limão e reserve seu suco. Bata a maçã com o suco de limão no processador. Em um recipiente, misture o suco de maçã e limão, o azeite, o mel e o sal e reserve.

Montagem

Em uma travessa, coloque as folhas de rúcula cobrindo todo o fundo da travessa, salpique as fatias de muçarela de búfala, regue com metade do molho. Coloque as fatias de abacate, cobrindo toda a superfície, jogue o restante do molho, salpique com as folhas de manjericão e sirva.

Tempo de Preparo: 40 minutos

Rendimento: 7 porções

Peso da Porção: 60g (1 prato raso)

Valor Calórico da Porção: 94 Kcal

----- 

Lasanha de berinjela, abobrinha e abóbora

Recheio

Ingredientes 

1 berinjela média (500g)

1 abobrinha média (315g)

1 abóbora paulista média (725g)

1 dente de alho (4g)

1/2 cebola média (75g)

3 ramos de salsinha (18g)

1 ramo de cebolinha (12g)

3 colheres (sopa) de azeite (45ml)

2 colheres (chá) de sal (12g)

Modo de Preparo

Lave e fatie a berinjela na horizontal e depois corte os pedaços em tiras finas. Lave e rale a abobrinha e a abóbora. Descasque, lave e pique o alho e a cebola. Lave e pique a salsinha e a cebolinha. Em uma panela grande, refogue a cebola e o alho no azeite até ficarem dourados. Adicione a berinjela, a abóbora, a abobrinha e o sal. Misture tudo e deixe cozinhar por 5 minutos.

Molho

Ingredientes 

1/2 cebola média (75g)

1 dente de alho médio (4g)

3 ramos de salsinha (18g)

1 ramo de cebolinha (12g)

1 ramo de manjericão (2g)

1 ramo de orégano (2g)

1 ramo de alecrim (1g)

2L de água

8 tomates médios (1,5Kg)

1/2 cenoura média (100g)

1 colher (sopa) de azeite (15ml)

1 colher (sopa) de sal (15g)

Modo de Preparo

Descasque, lave e pique a cebola e o alho. Lave e pique a salsinha e a cebolinha. Lave, desgalhe e pique o manjericão, o orégano e o alecrim. Em uma panela, ferva a água. Lave e coloque os tomates na água fervente por 15 minutos e, em seguida, retire a pele. Lave, descasque e corte em pedaços a cenoura. Bata no liquidificador os tomates com a cenoura e peneire todo o molho. Em outra panela, refogue a cebola e o alho no azeite até dourar levemente. Adicione o molho e o sal. Após ferver, deixe cozinhar por 5 minutos. Adicione as ervas ao molho.

Montagem

Ingredientes

3 xícaras (chá) de queijo minas (450g)

1/2 pacote de massa para lasanha (direto ao forno) (250g)

1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado (6g)

Modo de Preparo

Rale o queijo minas. Em uma travessa retangular de 30cm, coloque uma concha de molho, acrescente a massa, coloque uma camada de recheio e depois, de queijo minas. Depois repita essa sequência, colocando o molho, a massa, o recheio e o queijo, até completar a travessa. Finalize com o molho de tomate, salpicando com uma camada de queijo minas e depois o parmesão. Leve ao forno médio preaquecido a 180°C por aproximadamente 30 minutos ou até que gratine.

Tempo de Preparo: 2h30min

Rendimento: 10 porções

Peso da Porção: 300g (1 pedaço)

Valor Calórico da Porção: 331Kcal

 ----

Mousse vegano de cacau com frutas

Mousse                                                                             

Ingredientes                                                                   

2 laranjas médias (400g)

3/4 de abacate maduro (220g)                                                                                                                

2 colheres (sopa) de açúcar demerara (30g)                                                                      

1 e 1/2 colher (sopa) de cacau em pó (15g)                                                                       

5 gotas de essência baunilha                                                                    

                                                                             

Modo de Preparo                                                                         

Lave, higienize, esprema as laranjas e reserve seu suco. Lave, higienize e descasque o abacate. Bata no liquidificador a polpa do abacate, o suco de laranja, o açúcar demerara, o cacau em pó e a baunilha até obter uma mistura homogênea. Coloque a mousse em uma taça.                                                                                                                           

Cobertura                                                                         

Ingredientes                                                                   

2 morangos (30g)                                                                          

6 uvas sem sementes (30g)

3/4 de manga palmer (90g)                                                                                                                      

1 folha de hortelã                                          

                                                         

Montagem                                                                       

Lave e higienize os morangos, as uvas, a manga e a hortelã. Corte os morangos e as uvas ao meio e a manga em cubos. Disponha as frutas por cima da mousse, decore com a folha de hortelã e sirva.                                                                                                                                                                                                                         

Rendimento: 4 porções

Peso da porção: 100g

Valor calórico da porção: 110 Kcal

Tempo de preparo: 25min      

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.