CI

Saiba como estará o tempo nos próximos dias

A próxima semana deve ter ocorrência de fortes chuvas


Foto: Marcel Oliveira

Nesta sexta-feira (13/11) devido ao fluxo de umidade da Amazônia, ao calor, uma região de baixa pressão no oceano e instabilidades na atmosfera, as regiões entre grande parte do Centro-Oeste e do Sudeste tiveram pancadas de chuva forte e temporais com acumulados significativos. Em MG o município de Carangola o acumulado das ultimas 24 horas passaram dos 150mm, em Ubá e Viçosa os acumulados chegaram na marca de 80mm.

Na capital Sul mato-grossense e na capital paranaense, houve registro de queda de granizo. Também em áreas do norte ao litoral do MA e do nordeste ao litoral do PA, e no sul do AP, onde houve ocorrência de temporais isolados. No município de Rancho Queimado em SC choveu de forma localizada e o acumulado alcançou a marca de 88mm nas ultimas 24 horas.  A chuva veio forte também no DF e centro-leste de GO.  

Sábado

O corredor de umidade ainda atuará do MT  ao ES e RJ, onde as pancadas de chuva poderão ser fortes com raios, devido também ao calor. Em grande parte de SP, em MS e no Sul o tempo estará com pouca nebulosidade, mas pode haver pancadas de chuva fortes e isoladas no norte e parte do centro de SP e do nordeste de MS.

Domingo

A presença de cavado – região alongada de baixa pressão – e a umidade do ar disponível contribuirão para pancadas de chuva forte em grande parte do Sul, e também em MS e no sul e oeste de SP.

Nas outras áreas de SP, e em grande parte do RJ e no sul e triângulo de MG não deverá chover por causa da influência da circulação anticiclônica – que impede a formação de nuvens carregadas – porém entre o sul de MG e a região serrana do RJ deverá ocorrer pancadas de chuva a partir da tarde. O fluxo de umidade com cavado favorecerão as pancadas de chuva do ES ao centro-norte e leste de MG, em GO, no DF, e em grande parte de MT e do sul ao sudoeste da BA.

Segunda-feira

As condições favorecerão pancadas de chuva forte e isoladas da faixa desde o norte do ES a região cacaueira da BA até o sudeste do AM. Entre SP e o RJ e o sul de MG há condições para pancadas de chuva forte e isoladas. Entre o norte do RS e o PR as pancadas de chuva nesse dia serão proporcionadas pela presença de umidade elevada.

Terça-feira

Há previsão de chuva forte entre SC e o sul e centro de MG e no RJ, devido a presença de cavado vindo de oeste e que cruzará as áreas desde o norte da Argentina e Paraguai em direção a SC e SP no decorrer do dia. Também ocorrerão pancadas de chuva forte nas demais área do Sudeste e no Centro-Oeste e do sul ao oeste da BA, ao corredor de umidade.

Nos próximos dois dias as áreas desde a BA ao centro e sul do MA e do PI, e do oeste de PE, de AL e de SE, e do sul do CE terão tempo estável sem chuva e quente, isso se deve pela presença de circulação anticiclônica, que gera subsidência do ar e, pelo processo de compressão adiabática, vem aquecê-lo à superfície, deixando as tardes quentes e com baixa umidade do ar em algumas localidades.

Material elaborado pela equipe Agrotempo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.