CI

Saiba como fica o tempo na quarta-feira

Veja a previsão completa para a sua região


Foto: Nadia Borges

Nesta quarta-feira (15/12) a atuação da Alta da Bolívia, um sistema de ventos em 10 km de altitude que favorece a formação de nuvens carregadas sobre o Brasil central, continuará atuando de forma expressiva. Além disso, o fortalecimento de uma área de baixa pressão sobre o centro-oeste e sudeste vai reforçar o levantamento de ar e consequentemente a formação de nuvens carregadas sobre a região. Na metade sul da região norte, as instabilidades também ganham força. Por outro lado, na região sul, o avanço de uma massa de ar seco diminui as condições de chuvas no extremo sul do país.

Confira a plataforma completa de mapas aqui.
Saiba  a previsão para a sua cidade aqui. 

Saiba como fica o tempo em cada região: 

Região Norte
A atuação da Alta da Bolívia ao sul da região, favorece o levantamento de ar e consequentemente a formação de nuvens carregadas. As chuvas serão expressivas no sul do AM, RO e alguns pontos ao sul do PA, sendo na forma de fortes temporais que poderão resultar em volumes significativos de chuva em curtos períodos de tempo. Entretanto, entre o estado de RR, norte do AP ao norte do TO, as projeções indicam que as chuvas vão ocorrer de forma irregular e pontual. 

Região Nordeste
A atuação da massa de ar seco continua predominando o tempo na parcela central da região nordeste. Por outro lado, os ventos oceânicos poderão promover as condições para o registro de chuvas no sul da BA, contudo, os volumes serão inferiores aos 15 mm. Sobre o MA, o forte calor e alta disponibilidade de umidade poderão resultar em pancadas de chuvas isoladas e pontuais. 

Região Centro-Oeste 
As instabilidades ganham força nesta quarta-feira, isso devido à presença de uma área de baixa pressão ao norte do MS, além da manutenção da Alta da Bolívia e o forte suporte de umidade da região amazônica sobre o centro-oeste. Deste modo são esperadas que as chuvas superem a marca dos 50 mm no sul do GO, alguns pontos da região central do MS e sul do MT. Inclusive as chuvas retornam de forma mais expressiva para o norte do estado do MT.

Região Sudeste
Em praticamente todas as áreas da região têm condições para chuvas volumosas no decorrer do dia. Isso devido ao aprofundamento de uma área de baixa pressão, além da manutenção da Alta da Bolívia e o forte suporte de umidade da região amazônica para o sudeste do país. Assim, são esperados volumes acima dos 40 mm no triângulo mineiro e alguns pontos do Vale do Paraíba. Apesar das condições para chuvas em grande parte da região, as instabilidades terão uma distribuição irregular, sobretudo ao norte de MG e ES.

Região Sul
O avanço de uma massa de ar seco ganha intensidade no decorrer desta quarta-feira. Deste modo as condições para chuvas diminuem em grande parte do estado gaúcho, especialmente no oeste e sul do estado. Apesar disso, o resquício de umidade e também o suporte de umidade marítima, ainda manterá as condições para o registro de chuvas fracas e passageiras no leste do RS, leste de SC e também do PR.  Vale mencionar também que um sistema de baixa pressão promoverá as chuvas no norte do PR, mas de forma muito pontual e isolada. 

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva:

Temperatura Máxima:

Temperatura Mínima:

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.