CI

Saiba como fica o tempo na sexta-feira

Em grande parte do Brasil o tempo não terá mudanças significativas


Foto: Marcel Oliveira

Para esta sexta-feira (04/06) o destaque fica para o fortalecimento das chuvas no leste do nordeste, devido a maior influência dos ventos que sopram do oceano em direção à costa do país. Entretanto, em grande parte do Brasil o tempo não terá mudanças significativas, mantendo as tardes com temperaturas elevadas e baixos índices de umidade relativa do ar na região central, e as chuvas frequentes no extremo norte do país. 

Para o sábado (05/06) o desenvolvimento de uma nova frente fria ao sul do país, poderá provocar chuvas fortes ao sul do RS. Além disso, a tendência é que as chuvas no leste da BA também persistam no decorrer do sábado, porém com menor intensidade se comparada ao dia anterior. No domingo (06/06), a frente fria ao sul recebe o reforço do ar quente e úmido proveniente da região amazônica, trazido pelos Jatos de Baixos Níveis - os famosos rios voadores - aumentando a condição para chuvas fortes no norte gaúcho e oeste catarinense. Além de avançar para o sul do PR e poder chegar ao sul do MS. As projeções indicam que as instabilidades estarão presentes na região sul até pelo menos a quarta-feira (09/06), no entanto não há grandes perspectivas de mudança no tempo na região central do país. 

Saiba como fica o tempo para cada região: 

Região Norte
Na faixa norte da Região Norte, as instabilidades continuam e combinadas com o forte calor e grande quantidade de umidade disponível, favorecem pancadas de chuva ao longo do dia. Pontualmente há condições para acumulados elevados de chuva em curto período de tempo, especialmente, no norte do AM, em RR, norte do PA e no AP. Já no AC existe a condição para chuvas, mas de forma muito irregular. Essa situação de poucas chuvas é mais acentuada sobre os estados de RO, TO, sul do PA e sul do AM, onde não há condição para chuvas nesta sexta. 

Região Nordeste
A intensificação dos ventos de leste no leste do nordeste aumentam as condições para chuvas fortes, especialmente no leste baiano até o estado de SE. Sendo que no estado da BA as chuvas poderão provocar acumulados superiores aos 30 mm pontualmente. No entanto, no interior nordestino e nos litorais de PI, CE, RN e PB a condição é de tempo firme. 

Região Centro-Oeste
Sem sofrer grandes mudanças em relação aos dias anteriores o tempo segue seco em grande parte da região, especialmente sobre o norte do estado do MT. Além disso as temperaturas seguem elevadas podendo superar a marca de 35°C ao norte do GO e região do Pantanal entre MT e MS.

Região Sudeste
Assim como na região centro-oeste, o predomínio será de tempo seco em todas as áreas sudeste. Apesar disto, no  RJ e ES o dia poderá ter uma maior variação de nebulosidade, porém sem condições para chuvas. Entretanto, o extremo norte de MG e norte do ES poderá ter uma maior cobertura de nuvens, devido à proximidade com as chuvas que ocorrerão no leste da BA. As temperaturas continuam elevadas no oeste do estado de SP, triângulo e no norte mineiro, sobretudo no período da tarde, onde podem se aproximar dos 34°C. 

Região Sul
A aproximação de um cavado - uma região alongada de baixa pressão - pelo sul, vai aumentar as instabilidades no extremo sul do estado do RS, sobretudo no final do dia. No entanto, nesta sexta-feira essas instabilidades ficarão restritas ao extremo sul gaúcho. Já nos demais estados, a condição segue com o tempo firme, com uma maior variação de nebulosidade na faixa leste, porém sem grande condições para chuvas. As temperaturas continuam amenas, especialmente ao amanhecer, mas acima dos 7°C nas áreas mais frias, além de tardes quentes para a época do ano, com termômetros próximos dos 28°C no oeste de SC e norte do PR.

Veja os mapas de como ficam as temperaturas e as chuvas:

Chuva:
 


Temperatura Máxima:
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.