Saiba como produtor pretende colher 3 safras por ano
CI
Imagem: Divulgação
PRODUTIVIDADE

Saiba como produtor pretende colher 3 safras por ano

Irrigação se tornou um insumo essencial no manejo de diversas culturas
Por: -Aline Merladete

A irrigação se tornou um insumo essencial no manejo de diversas culturas e, quando bem estruturada, garante retorno rápido e significativo ao produtor. Comprovando essa afirmativa, em fevereiro de 2021, duas semanas antes do previsto, o agricultor Antonio Luís Revolta já estava colhendo a produção de soja em sua propriedade, na região de Barretos, SP, com aumento de 65% na produtividade em relação às safras anteriores.

Tal ganho tem explicação: água em abundância. O produtor, que é cooperado da Coopercitrus, contou com o suporte técnico da cooperativa para elaborar um projeto de irrigação e adquirir um sistema por pivô central. Segundo Revolta, o pivô já era um desejo antigo. Há 4 décadas cultivando grãos em uma propriedade de 260 hectares, o produtor viu sua produtividade cair por conta das secas registradas nos últimos dois anos, e tomou a decisão de investir em um sistema de irrigação robusto para recuperar os resultados. Pesquisando sobre a solução mais viável para a sua propriedade, ele encontrou na Coopercitrus o suporte completo, desde o planejamento, o fornecimento dos equipamentos e das tecnologias, a instalação, até os serviços de manutenção.

De acordo com as informações divulgas pela Coopercitrus, o equipamento foi instalado em setembro, o pivô da marca Valley já foi colocado à prova em outubro, no início da safra de soja. Foram feitas 4 irrigações, suficientes para acelerar a produção. Enquanto efetuava a colheita, o operador de máquinas e braço direito do cooperado, Bruno Garcia, analisava o resultado da produção, com a lavoura mais uniforme, vigorosa e com grãos mais cheios. "Antes da irrigação, a gente colhia cerca de 40 sacas por hectare. Agora, nossa média de produtividade está em 66 sacas. Além disso, vamos ter tempo de fazer uma safra de milho logo depois da colheita, antes do vazio sanitário", comenta Bruno, já planejando uma terceira safra no ano.

 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink