CI

Saiba como será a segunda-feira na sua região

Veja a previsão completa aqui


Foto: Marcel Oliveira

O destaque para este início de semana é o predomínio de uma grande área de circulação de alta pressão em 5 km de altitude, centralizada entre o sudeste e centro-oeste. Este sistema impede a formação de nuvens carregadas sobre grande parte do país, influenciando também o tempo na região norte e parte da região sul. Além disso, garante que as temperaturas sejam elevadas, com muitas localidades registrando marcas superiores aos 40°C e índices de umidade relativa do ar em níveis críticos. 

NOVIDADE: confira a plataforma completa de mapas aqui. 

Saiba como fica o tempo em cada região: 

Região Norte
Apesar de não estar tão próxima do sistema, a região norte sofrerá influência de uma grande área de alta pressão em 5 km de altitude, o que irá provocar uma diminuição e deslocamento das chuvas. A tendência indica que as chuvas mais volumosas ficarão restritas ao Baixo Amazonas no norte do PA e sobre o estado de RR. Sobre o AM, AC,e boa parte do PA, as chuvas serão irregulares, isoladas e com fraca intensidade. Sobre o estado de RO e norte do TO as condições para chuvas são ainda menores. A menor frequência das chuvas será refletida também em temperaturas mais elevadas, sobretudo na parcela sul da região. 

Região Nordeste
A atuação de uma massa de ar seco vai predominar o tempo em toda a região, mantendo as temperaturas elevadas no interior do PI, MA e oeste baiano, além dos índices de umidade relativa do ar em níveis críticos no oeste da BA. Apenas no litoral de SE e AL existe uma pequena chance para ocorrência de pancadas de chuva rápidas, fracas e isoladas, devido à maior influência dos ventos oceânicos.

Região Centro-Oeste
Uma grande área de alta pressão a cerca de 5 km de altitude vai influenciar o tempo sobre todo o centro-oeste. Este sistema impede a formação de nuvens carregadas, direciona o ar muito seco das partes mais altas para a superfície, e impede a chegada de umidade para a região. Deste modo, as temperaturas estarão elevadas em todos os estados, com muitas localidades com termômetros registrando temperaturas superiores aos 40°C e índices de umidade relativa do ar próxima dos 10% nos horários mais críticos. As chuvas ficarão restritas somente ao extremo norte do MT, e com uma pequena possibilidade de ocorrer. 

Região Sudeste
A região está localizada logo abaixo de um sistema de circulação de alta pressão em 5 km, e isso impede a formação de nuvens carregadas, impede também a chegada de umidade para a região e favorece o deslocamento do ar seco das partes superiores da atmosfera para a superfície. Deste modo o predomínio do tempo sobre toda a região será do sol, com temperaturas elevadas e índices de umidade em níveis críticos no oeste paulista e triângulo mineiro. Sobre o sul de SP, RJ e ES, o dia poderá ter a maior presença de nebulosidade devido à influência dos ventos oceânicos, o que poderá provocar chuvas fracas, passageiras e isoladas. Vale mencionar que as chuvas no sul de SP, poderão ser localmente fortes, como indicam alguns índices de instabilidade.

Região Sul
A grande área de alta pressão influencia, também, o tempo sobre boa parte do PR e oeste de SC, inclusive nessas áreas as temperaturas serão elevadas, e ao norte do PR os índices de umidade serão inferiores aos 20%. No entanto, o desenvolvimento de uma área de baixa pressão na costa do RS, em conjunto com os ventos mais intensos nas partes mais altas da atmosfera contribuem para a ocorrência de fortes temporais ao na metade sul do RS. Os acumulados poderão superar a marca dos 70 mm em algumas localidades e as tempestades serão acompanhadas de muitos raios, vendavais e queda de granizo.

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva:

Temperatura Máxima:


 

Temperatura Mínima:


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.