CI

Saiba identificar sintomas abióticos em soja

Pesquisadores do Clube Phytus realizaram estudo


Os sintomas abióticos são anomalias causadas no tecido vegetal sem a presença direta de organismos vivos. Em geral, são de difícil estudo, pois ocorrem esporadicamente e envolvem a dedicação de profissionais capacitados, com técnicas e equipamentos que permitem detectar anormalidades. Os fatores abióticos englobam todos os agentes físicos e químicos do local onde está a lavoura com potencial de exercer influência sobre a qualidade e a quantidade de produção de grãos. 

Pesquisadores do Clube Phytus realizaram um estudo de alguns sintomas abióticos em soja e produziram um material, sob coordenação do Doutor Marcelo Madalosso, que está publicado no portal www.clubephytus.com para acesso gratuito.

Trata-se do material intitulado “Diagnose correta de sintomas abióticos” que auxilia os produtores e técnicos na identificação dos sintomas de fitotoxicidade de diversos agentes químicos, desequilíbrio nutricional, falta ou excesso de umidade, queima do sol e de frio, entre outros. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.