CI

Saiba o que vai provocar episódios de chuvas intensas

O alerta é para chuvas em com elevados volumes de precipitação até o próximo sábado


Foto: Pixabay

Nesta segunda-feira (23.08) uma massa de ar quente e seco predominiou sobre todo o Brasil, mantendo as temperaturas elevadas em boa parte da região central e norte do território nacional. A partir desta terça-feira (24.08), o sistema de baixa pressão que está atuando sobre o Rio Grande do Sul se configura como uma frente fria. Portanto, a atuação dos Jatos de Baixos Níveis, favorece o suporte de umidade necessária para episódios de chuvas mais intensas, particularmente no extremo-sul do estado gaúcho. Considerando a abrangência e os volumes previstos, e levando em conta que está sendo um inverno predominantemente seco na maior parte do Sul do Brasil, a tendência é que este venha a ser o episódio de chuva mais significativo em meses aqui na Região Sul.

Para o Sul do Brasil, alguns modelos apontam para chuvas superiores aos 50 mm e uma pequena condição para ocorrência de granizo. Na quarta-feira (25/08) a tendência é para que essas chuvas ganhem ainda mais intensidade, aumentando as condições para chuvas volumosas ainda restritas ao estado do RS, mas com a possibilidade de ocorrer sobre o oeste de Santa Catarina.

Ao mesmo tempo, uma massa de ar polar começa a adentrar o país, derrubando as temperaturas, inicialmente, ao sul do Rio Grande so Sul. Já na quinta-feira (26.08), a massa de ar polar consegue avançar em mais áreas do Centro- Sul brasileiro promovendo o declínio acentuado das temperaturas ao sul do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e metade norte do Rio Grande do Sul.

A frente fria em conjunto com os Jatos de Baixos Níveis, forma um corredor de umidade sobre o oeste do continente, promovendo o retorno das chuvas sobre o estado do Acre e Rondônia., além de alguns pontos do noroeste do Mato Grosso  e sul do Mato Grosso do Sul. Além de avançar de forma mais significativa sobre Santa Catarina e Paraná, sendo que no leste do Paraná há condições para chuvas volumosas. 

Veja a previsão completa para a sua região, acesse o AGROTEMPO aqui

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.