CI

Saiba onde pode chover no Sul

Baixo armazenamento de água no solo prejudicará o desenvolvimento


Foto: Divulgação

As chuvas deverão variar entre 5 e 60 mm na Região Sul, com maiores acumulados previstos para o Leste de SC e do PR, aponta a previsão agrometeorológica divulgada pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). “O rápido deslocamento de uma frente fria poderá ocasionar temporais isolados entre os dias 21 e 22/12”, completa o boletim que é adaptado do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). 

“O reduzido volume de chuva previsto manterá baixo o armazenamento de água no solo, o que prejudicará o desenvolvimento, a floração e o enchimento de grãos, principalmente no Oeste do PR e de SC, além do Noroeste e da região Central do RS”, aponta a Conab.

Confira mais no AgroTempo

Já para a região Sudeste, a semana será marcada por fortes chuvas que podem ultrapassar os 100 mm: “A passagem de uma frente fria no dia 23, poderá ocasionar temporais no Leste de SP, no RJ, ES e no Centro, Sul, Leste e principalmente no Norte de MG. Esse volume de chuvas e a umidade do solo serão favoráveis para os cultivos de 1ª safra, a cana-de-açúcar e o café”.

No Centro-Oeste os maiores volumes de chuva deverão se concentrar em MT, no DF e no norte de GO: “Nessas áreas, os totais de chuva poderão variar entre 50 e 200 mm. Esses bons volumes de chuva previstos favorecerão principalmente o desenvolvimento, a floração e o enchimento de grãos dos cultivos de 1ª safra. No Sul de MS, apesar da previsão de pouca chuva, o armazenamento hídrico será favorável ao desenvolvimento das lavouras”.

De acordo com a Conab, “previsão de muita chuva especialmente em RO, AC, TO, no Sul do AM e do PA, onde os acumulados de chuva poderão variar entre 40 e 200 mm. No MATOPIBA, os totais de chuva poderão variar entre 60 e 200 mm. As chuvas deverão se intensificar ainda mais a partir do dia 24/12, beneficiando o desenvolvimento, a floração e o enchimento de grãos dos cultivos de 1ª safra”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.