CI

Saiba onde vai chover no último dia de 2021

Saiba a previsão do tempo completa


Foto: Pixabay

A previsão para sexta-feira (31/12) mantém a presença da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), um corredor de umidade que liga a região norte com o oceano. Além disso, a presença da Alta da Bolívia, um sistema de ventos em 10 km de altitude, favorece a formação de nuvens carregadas em conjunto com o forte calor. Deste modo as chuvas vão ocorrer em grande parte da região norte, metade oeste do nordeste, centro-oeste, sudeste e de forma mais isolada na região sul. Há indícios de fortes temporais sobre a parcela centro-norte do país, com áreas onde as chuvas podem superar os 80 mm no decorrer do dia. 

ESPECIAL 23h59 31/12/2021

No momento da virada do ano, poucas áreas do país terão o privilégio de ter o céu limpo. Isso por conta da presença da ZCAS é uma região de baixa pressão na costa do sudeste, que favorece a formação de nuvens carregadas. As áreas que terão maior probabilidade de tempo firme no momento da virada do calendário compreendem a metade sul do MS, grande região de Presidente Prudente em SP, metade oeste do PR, metade oeste de SC e grande parte do RS. Algumas áreas no litoral norte da BA, SE e AL também terão condições para tempo firme neste horário.  Já nas demais regiões, além do tempo encoberto, há condições para chuvas. 

Confira a plataforma completa de mapas aqui.
Saiba  a previsão para a sua cidade aqui. 

Saiba como fica o tempo em cada região: 

Região Norte
O corredor de umidade que liga a região até o oceano, intensifica as chuvas sobre o estado do TO e sul do PA. Os volumes em alguns pontos podem superar a marca dos 80 mm pontualmente, sobretudo ao sul do TO. Por outro lado, uma massa de ar seco ganha espaço na metade oeste do AM, AC e RO, diminuindo das condições de chuvas nestes estados. Na parcela central de RR, também é esperado um tempo mais seco. Já nas demais áreas há condições para o registro de chuvas a qualquer momento do dia, mas de forma esparsa .

Região Nordeste
As instabilidades persistem em grande parte da região, em particular na metade oeste do nordeste. Algumas áreas ao leste do estado baiano poderão ter tempo firme na maior parte do dia, exceto o litoral sul. O tempo firme também será dominante sobre SE e AL. Por outro lado, entre o RN e PE as chuvas poderão ocorrer de forma fraca e pontual, ao mesmo tempo que entre o CE, PI, MA e extremo oeste da BA, as instabilidades poderão ser localmente fortes e gerar volumes expressivos no final do período.

Região Centro-Oeste
A presença de um corredor de umidade e as instabilidades provocadas pela Alta da Bolívia garantes as chuvas sobre todas as áreas do centro-oeste. Apesar disso, ao sul do MS, as condições para chuvas são menores, podendo ser registradas na forma de temporais rápidos e isolados. Ao passo que sobre o norte de GO, leste e centro do MT as instabilidades serão mais frequentes e intensas, com volumes superando os 60 mm pontualmente.

Região Sudeste
As chuvas persistem sobre praticamente todas as áreas, com exceção do extremo norte de MG onde as instabilidades serão mais isoladas. Por outro lado, a tendência ainda é de chuvas intensas sobre a parcela central e sul do estado mineiro, apesar disso os volumes serão inferiores aos registrados no dia anterior. Sobre o estado de SP, as condições são favoráveis para chuvas em todas as áreas do estado, com volumes variando entre 5 e 30 mm. Entre o RJ e ES o dia terá uma grande variação de nebulosidade e chuvas fracas e passageiras a qualquer momento do dia.

Região Sul
As instabilidades persistem sobre a região sul, contudo, as chuvas resultantes dessas instabilidades seguem um padrão irregular, sobretudo no RS e oeste dos demais estados. Apesar disso, o calor continua intenso sobre a metade oeste da região, com o agravante dos baixos índices de umidade relativa do ar ao sul do RS. Por outro lado, a formação de um centro de baixa pressão no oceano, mante? o tempo mais encoberto na metade leste de SC e do PR, além da maior probabilidade de chuvas. Sendo a sexta-feira, mais um dia com condições para a formação de fortes temporais na região. 

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva:

Temperatura Máxima:

Temperatura Mínima:

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.