Saiba quando a seca dará trégua no Sul
CI
Imagem: Divulgação
AGROTEMPO

Saiba quando a seca dará trégua no Sul

Os efeitos do La Niña no Sul do Brasil já trazem consequências para as lavouras de milho e soja
Por: -Leonardo Gottems

A falta de chuvas na Região Sul do País apenas deverá dar uma aliviada no segundo mês de 2022. É o que aponta a equipe de analistas de mercado da Consultoria AgResource Brasil, de acordo com os modelos climáticos mais recentes analisados.

“O modelo climático Climate Forecast System (CFS), da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) dos Estados Unidos, indica uma previsão bastante diferente para o Brasil em janeiro de 2022. Enquanto o Sul do Brasil deve continuar com chuvas abaixo do normal, o Centro-Oeste terá umidade acima da média”, afirmam os especialistas da AgResource Brasil.

Somente para fevereiro, destaca a equipe da Consultoria, é que há uma expectativa de que a seca “dê uma trégua, com exceção do extremo sul do Rio Grande do Sul”. Já para o Centro-Oeste, a previsão dos analistas de mercado é existam algumas áreas de “precipitação abaixo do normal para o período”. 

No entanto, ressalta a AgResource Brasil, para o mês de março o padrão climático atual deve retornar, com umidade acima da média na Região Centro-Oeste e abaixo da média no Sul. Vale lembrar que o fenômeno climático La Niña já ficou estabelecido nesta Primavera do Hemisfério Sul, e a Organização Meteorológica Mundial (OMM) acredita que deverá permanecer firme neste início do ano de 2022, perdendo força apenas no final do Verão brasileiro.

A Consultoria afirma que “os efeitos do La Niña no Sul do Brasil, como as chuvas abaixo do normal e as altas temperaturas, já trazem consequências para as lavouras de milho e soja, que nesta semana sofreram redução da porcentagem das lavouras consideradas boas e excelentes e as consideradas ruins foram elevadas”, de acordo com levantamento do Deral (Departamento de Economia Rural) do Paraná.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.