CI

Saída da crise sanitária é oportunidade para agricultura 

O setor agroalimentar foi mais resiliente que os demais setores econômicos


Foto: Divulgação

A saída da crise sanitária, econômica e social causada pela pandemia da Covid-19 pode ser uma oportunidade para a América Latina e o Caribe transformarem o seu modelo de sistema agroalimentar. É o que sustenta a nona edição do relatório Perspectivas da Agricultura e do Desenvolvimento Rural nas Américas, um olhar para a América Latina e o Caribe. 

O relatório é desenvolvido pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), elaborado por uma equipe interdisciplinar de mais de 30 técnicos das instituições envolvidas. 

Nesse cenário, o documento da CEPAL, da FAO e do IICA faz um apelo a que se reconstrua melhor e ressalta que as ações transformadoras de longo prazo devem ser encaminhadas com o processo de recuperação imediata diante da crise, abordando simultaneamente os problemas sanitários, econômicos e climáticos. Para que isso ocorra, é central reconhecer o papel da agricultura como fonte de renda, emprego e alimento para a região e o mundo. 

“A pandemia colocou em evidência a centralidade dos sistemas agroalimentares para a manutenção dos fluxos de alimentos —globais, regionais e nacionais— desde os nossos campos até as populações confinadas por quarentenas e restrições à mobilidade. Também tornou evidentes as nossas vulnerabilidades”, afirmou Alicia Bárcena, Secretária Executiva da CEPAL. 

O setor agroalimentar foi mais resiliente que os demais setores econômicos aos desafios sanitários, logísticos e financeiros trazidos pela pandemia: as exportações agroalimentares da região aumentaram 2,7% em 2020 em relação a 2019, enquanto o total de exportações caiu 9,1%. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.