CI

Saneamento básico rural é tema de audiência pública on-line em São Carlos

O saneamento básico rural em São Carlos será tema de uma audiência pública on-line


Foto: Divulgação

O saneamento básico rural em São Carlos será tema de uma audiência pública on-line que a Câmara Municipal realiza quarta-feira (8), às 19 horas. O evento foi solicitado pelo vereador Djalma Nery (PSOL), presidente da Comissão de Meio Ambiente, e contará com a participação do pesquisador da Embrapa Instrumentação Wilson Tadeu Lopes da Silva, líder das pesquisas no tema.

“Essa discussão ocorre justamente quando celebramos os 20 anos de criação da Fossa Séptica Biodigestora, tecnologia desenvolvida pelo pesquisador Antonio Pereira de Novaes, já falecido, que hoje possui mais de 12 mil unidades instaladas por parceiros em todo o Brasil, para o tratamento do esgoto do vaso sanitário nas propriedades rurais”, explica Wilson Tadeu.

Contribuições para o Plano Municipal

“Com a audiência pública, esperamos levantar subsídios para propostas de novos projetos de lei, que também envolvam a implantação da Fossa Séptica Biodigestora e de outras tecnologias, bem como a atualização do Plano Municipal de Saneamento, o qual deve incluir o saneamento rural”, acrescenta o pesquisador.

Segundo o vereador Djalma Nery, o Plano Municipal de Saneamento Básico de São Carlos, que é o definidor das regras de como deve ser o abastecimento de água, o sistema de recolhimento e tratamento de esgoto, o manejo de resíduos sólidos e a drenagem de águas pluviais na cidade, atualmente está passando por uma revisão, que já está atrasada há quatro anos.

Gestores e usuário

Para a discussão foram convidados representantes das Secretarias Municipais do Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, e também de Agricultura e Abastecimento de São Carlos; do Ministério Público de São Paulo; da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas (que implantou legislação sobre o tema), bem como um agricultor e beneficiário da tecnologia de Fossa Séptica Biodigestora.

Em função da pandemia de Covid-19, a população não terá acesso ao plenário, mas poderá acompanhar a audiência ao vivo pelo Canal 8 da NET, pela rádio São Carlos (AM 1450), pelo site (camarasaocarlos.sp.gov.br), Youtube (youtube.com/user/camarasaocarlos) e Facebook (facebook.com/camaramunicipaldesaocarlos/) oficiais da Câmara Municipal, além da plataforma Zoom pelo link
https://us06web.zoom.us/j/84771264972?pwd=d1hJUGd4eGlBTDUyYVRtenRFbVpkQT09.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.