CI

Sanidade de ovinos e caprinos é tema de palestras em Aliança do Tocantins

De 2010 a 2015, o rebanho de caprinos no Tocantins cresceu 32% e o de ovinos 12%


De 2010 a 2015, o rebanho de caprinos no Tocantins cresceu 32% e o de ovinos 12%

Com o objetivo de levar informações sobre ovinocultura aos produtores rurais do município de Aliança do Tocantins, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) e a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) promovem nesta sexta-feira, 26, às 13h30, no Parque de Exposição Agropecuária de Aliança, uma palestra sobre os aspectos sanitários em ovinos. A apresentação acontecerá durante a 14ª ExpoAliança, na 1ª Feira de Ovinos.

O inspetor de defesa agropecuário e responsável técnico pelo Programa Estadual de Sanidade dos Caprinos e Ovinos da Adapec, Jefferson de Alexandre Pessoa, disse que “é importante que o produtor rural criador de ovinos e caprinos fiquem atentos aos sintomas e sinais que possam indicar possíveis doenças nos animais”.

Segundo Jefferson, no evento serão apresentadas aos produtores rurais as principais doenças que afetam os rebanhos de ovinos e caprinos no estado, como a linfadenite caseosa, verminose, ceratoconjuntivite, raiva, pododermatite, ectima contagioso e fotossensibilização. “Em todas estas doenças vamos explicar aos produtores rurais as formas de tratamento, o diagnóstico clínico e como prevenir”, ressaltou.

“Embora não tenha um grande rebanho de ovinos e caprinos, o interesse pela atividade vem crescendo no estado. Por isso a Adapec participa de forma ativa promovendo a sanidade desses animais”, disse Humberto Camelo, presidente da Adapec. De 2010 a 2015, o rebanho de caprinos no Tocantins cresceu 32% e o de ovinos 12%. Hoje o Estado possui um rebanho de 134.024 ovinos e 24.084 caprinos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.