CI

Sanidade do rebanho garante exportações de carne do TO

Bovinocultores do Estado venderam 5.837 animais vivos para o Egito recentemente


Os cuidados com o manejo sanitário do rebanho tocantinense têm rendido bons resultados para a economia do Estado. Exemplo disso, é que bovinocultores do Estado venderam 5.837 animais vivos para o Egito recentemente. A Adapec – Agência de Defesa Agropecuária já está emitindo a Guia de Trânsito dos animais que seguirão para Belém – PA. Da capital paraense, os bovinos, que juntos pesam mais de duas mil toneladas, seguirão para o Egito de navio.

Toda a negociação foi realizada pelo Frigorífico Minerva, que no Tocantins está localizado na cidade de Araguaína, a 380 km de Palmas, região Norte do Estado. Segundo o responsável pelo setor de Compras de Boi Gordo do frigorífico, Antônio Cândido, o Tocantins foi escolhido pelo Governo Egípcio por ter oferta de animais e pela sanidade do rebanho ser garantida.

O Tocantins está há 12 anos sem registro de febre aftosa e é área livre da doença com vacinação reconhecida pelo Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pela OIE – Organização Mundial de Saúde Animal.

O presidente da Adapec, Humberto Camêlo, ressalta a importância de o produtor rural manter o status do Tocantins, vacinando os animais contra a doença. “Com isso, fortalecemos a pecuária no Estado e nossas exportações”, conta o presidente.

Os animais vivos exportados do Tocantins para o Egito são de propriedades rurais das cidades de Nova Olinda, Bernardo Sayão, Colméia, Itaporã, Colinas, Muricilândia, Santa Fé do Araguaia e Xambioá. Todos eram brincados, ou seja, rastreados, exigência de vários países europeus, africanos e asiáticos.

Abate no Egito
Os animais são exportados vivos para o País, devido à religião islâmica que determina que o sacrifício precisa ser realizado em abatedouros devidamente autorizados pelas lideranças religiosas.

As informações são da assessoria de imprensa da Adapec/ TO.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.