CI

Sanofi produzirá vacina contra gripe aviária para os EUA

O laboratório francês já tinha assinado com as autoridades americanas contratos sobre a cepa 1 do vírus, que circula pelo Camboja, pela Tailândia e pelo Vietnã


O laboratório francês Sanofi Pasteur anunciou nesta segunda-feira (27-11) que assinou um contrato com o Governo dos Estados Unidos para a produção concentrada de um novo tipo de vacina pré-pandêmica da cepa 2 do vírus H5N1, o causador da gripe aviária.

O contrato, avaliado em US$ 117,9 milhões, propiciará a "produção em escala industrial" da vacina". Já seu armazenamento "constituirá uma fonte de abastecimento rápida" caso seja necessária, disse a Sanofi num comunicado.

O laboratório francês já tinha assinado com as autoridades americanas contratos sobre a cepa 1 do vírus, que circula pelo Camboja, pela Tailândia e pelo Vietnã.

A cepa 2, à qual se refere o contrato assinado agora, circulou entre 2003 e 2004 por China e Indonésia, antes de se propagar em direção ao oeste e alcançar Oriente Médio, Europa e África, explicou a Sanofi.

Segundo o laboratório, "produzir e armazenar vacinas a partir das diferentes cepas do H5N1 demonstra um interesse estratégico, já que as raízes do vírus que circulam sofrem mutações e divergem em diferentes grupos antigênicos".

A Sanofi fabricará a vacina a partir de um lote de vírus H5N1 fornecido pelo Centro Americanos de Controle e Prevenção de Doenças.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.