CI

Santa Catarina exportou quantidade recorde de soja

Em levantamento até maio os embarques somaram mais de 1,15 milhão de toneladas


Foto: Pixabay

As exportações do complexo soja, que envolve grão, mais farelo, farinha, óleo refinado e bruto, somaram um recorde de janeiro a maio deste ano. O maior volume desde 2015 fechou em US$ 398,7 milhões. Os cerca de 1,15 milhão de toneladas da oleaginosa representam 11% do total de exportações catarinenses.  O principal destino é a China, com 93% dos embarques. Os dados são do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri.

Os preços alcançaram recuperação. Em maio, os preços da soja catarinense apresentaram uma reação de 9,57% em relação a abril e alta de 33% frente ao mesmo mês de 2019. Desde fevereiro a alta dos preços foi de 23%, acompanhando a relação cambial entre real e dólar.

Em Santa Catarina a expansão do cultivo de soja tem evoluído significativamente. De 2000 a 2020 o crescimento da área de cultivo foi superior a 85%, incorporando 317 mil hectares. A partir de 2017, o Estado passou a produzir cerca de 2,3 a 2,4 milhões de toneladas. Nesta safra a produção teve queda de 5,4%, ficando em 2,2 milhões de toneladas, em função da estiagem. Foram plantados 680 mil hectares, segundo a Conab.

O Brasil se consolida como maior exportador mundial e agora também assume a posição de maior produtor. Neste ano, as exportações estão sendo recordes. De janeiro a junho, mais de 50 milhões de toneladas foram embarcadas pelo Brasil, posicionando a soja como primeiro item no ranking geral de exportações nacional. O grão representa mais de 70% das exportações do agro brasileiro.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.