CI

Santa Catarina investe no plantio de cana-de-açúcar

A idéia inicial é a produção para o consumo interno


Plantar cana-de-açúcar no Alto Vale do Itajaí e outras regiões de Santa Catarina vai se tornar a curto prazo uma oportunidade de emprego e renda nas pequenas propriedades, além de mais outra fonte de renda alternativa.

É que com a possibilidade dos agricultores isoladamente, ou em associações, implantarem minidestilarias de álcool, existe necessidade de matéria-prima. A partir de um hectare de cana-de-açúcar é possível produzir cerca de 6 mil litros de álcool.

A unidade demonstrativa funciona em Rio do Sul desde novembro e tem despertado interesse de grupos do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraíba, entre outros estados. Para a segunda quinzena de abril está agendada a visita de uma delegação da província paraguaia de Missiones.

A iniciativa do projeto partiu do atual secretário-executivo da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi), Agostinho Senen. Durante três anos ele pesquisou qual a melhor fórmula para o agricultor, em especial o familiar, reduzir custos em suas propriedades. A que mais se adequou foi a minidestilaria de álcool combustível hidratado.

A idéia inicial é a produção para o consumo interno, mas existe a possibilidade de comercialização do excedente. "Esse álcool pode ser inclusive no processo de industrialização do biodiesel".

Outra vantagem é que o vinhoto, líquido que sobra do destilamento, pode ser usado como fertilizante ou ainda serve como complemento alimentar para o gado. O bagaço da cana pode ser usado na produção de energia. O valor do investimento, pronto para entrar em operação, fica em torno de R$ 150 mil.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.