CI

Santa Catarina vai voltar a exportar tabaco para a China, garante Geller

Estado é o segundo maior produtor de fumo do Brasil



Os fumicultores de Santa Catarina vão voltar a exportar tabaco para a China, por meio dos portos catarinenses. Com a inclusão do Estado no protocolo sanitário Brasil-China, o produto será, agora, exportado por Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

As negociações estavam suspensas, pois o protocolo não contempla Santa Catarina como livre da doença do mofo azul, enfermidade que impede o comércio com outros países. 

No entanto, a retomada das embarcações foi confirmada pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller, na quarta-feira (23.04). “Estamos em contato com o governo Chinês e, em no máximo 30 dias, fechamos o assunto”, assegurou Geller. 

A expectativa é que a safra deste ano já possa ser escoada pelos portos de Santa Catarina até à China, maior comprador mundial de tabaco. 

O Estado catarinense é o segundo maior produtor de fumo do Brasil, com uma produção que pode variar de 250 a 300 mil toneladas. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.