Santa Clara inaugura fábrica e mira mercado internacional
A intenção é focar na fabricação de insumos de alta qualidade
Uma nova unidade produtiva da Santa Clara Agrociência foi inaugurada em Jaboticabal, São Paulo, visando a expansão da empresa no exterior. A fábrica é resultado de um investimento de R$ 7,5 milhões e aumentou em dez vezes a capacidade produtiva da companhia, que passa de 2,5 milhões de kg/litros de insumos para 26,9 milhões de kg/litros por ano.
A unidade será responsável pela produção de itens como formulações organominerais, sais solúveis, concentrados solúveis e síntese de componentes para produtos multifuncionais, além de compostos criados a partir da suspensão de nanopartículas. João Pedro Cury, Diretor Executivo da Santa Clara, afirma que a intenção é focar na fabricação de insumos de alta qualidade e que não agridam o meio ambiente.
" O objetivo é de que realmente, de 100% dos investimentos que a empresa projeta em todo grupo, na faixa de 60% a 70% vai ser direcionada para as áreas de biocontrole e bioproteção de cultivos", comenta.
A escolha do grupo por instalar a nova planta em Jaboticabal é justificada pela proximidade do local com universidades e centros de pesquisa, pela facilidade logística para o recebimento de matérias-primas e expedição dos produtos e pelo fácil acesso à mão de obra qualificada. Cury também explica que, além de contar com a colaboração de entidades locais e estudantes, a intenção é continuar firmando parcerias com outras empresas a fim de garantir a troca de tecnologias e a possibilidade do desenvolvimento conjunto.
"Algumas empresas que estão presentes no Brasil com uma equipe comercial, mas que não possuem indústria, muitas vezes a Santa Clara terceiriza essa formulação e ainda desenvolve tecnologias com a marca de terceiros. Isso nós fazemos também de forma contrária, no sentido de que algumas empresas que possuem tecnologias que a Santa Clara não possui também distribuem com sua própria marca alguns produtos produzidos por terceiros", declara ele.
De acordo com Cury, a inauguração da unidade é condizente com o período de grande crescimento que o grupo experimenta, com uma expansão média anual de 48% nos últimos cinco anos. Além disso, ele também destaca que a Santa Clara está buscando uma maior penetração no mercado internacional e a nova unidade é um dos passos para isso.
"A empresa projeta um crescimento em toda Europa, esse é um dos principais focos, mas também a China e a Índia são mercados visados pela empresa, principalmente pelo grande número de pessoas e pelo fato das duas já serem grandes potências agrícolas no mercado mundial", conclui.