CI

Santa Maria do Herval/RS diversifica a produção rural

Nos últimos anos a dedicação à batata foi diminuindo


Município conhecido tradicionalmente pela produção artesanal de batatas, Santa Maria do Herval tem 650 hectares dedicados a cultura e chega a produzir 11 toneladas, incluindo as colheitas da safra de janeiro e fevereiro e a safrinha, que vai de maio a julho. Conforme o chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Evandro Carlos Knob, nos últimos anos a dedicação à batata foi diminuindo e a tendência é que a produção se estabilize. “Os produtores passaram a diversificar as áreas com a inclusão dos cultivos de cenoura, beterraba, rabanete, repolho, brócolis e outros hortigranjeiros.”

E estes produtos podem ser encontrados, assim como a batata, em estandes na Festa da Batata (Kartoffelfest), que, neste ano, chega a 14ª edição. A produtora Anelise Kasper, é um dos exemplos. A sua família cultivava só batatas, mas resolveu ampliar e agora tem a disposição rabanete, repolho, moranga, batata-doce, pinhão, tomate, beterraba, cenoura, brócolis, entre outros. A diversidade fez com que, além de vender para o comércio, eles passassem a ofertar os seus produtos para a alimentação escolar do município. “Só o dinheiro da batata não dava mais, somente com ele não poderia estar pagando a faculdade da minha filha. Agora ficou bom e a família está conseguindo dar conta das entregas das verduras que estão indo até para a alimentação escolar de Campo Bom”, completa Anelise.

Além do estande da venda de hortigranjeiros, a Emater/RS-Ascar auxilia na organização do estande do Serviço de Inspeção Municipal – SIM, do artesanato, da mostra de animais e possui um estande institucional em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

A Festa da Batata de Santa Maria do Herval acontece das 8h às 22h, junto ao Largo da Prefeitura, e se encerra neste domingo (15). Na programação destacam-se apresentações de bandas típicas e culturais, almoço colonial, baile da terceira idade e shows.

As informações são da assessoria de imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Porto Alegre.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.