CI

Santa Rosa recebe Interiorização do Governo na próxima segunda-feira

Essa é a 12ª edição da instalação do Governo no interior e a primeira de 2012, quando passa a ser mensal


A estiagem que assola o Rio Grande do Sul e, principalmente, as regiões Fronteira Noroeste e Missões, é uma das principais pautas de reivindicação a ser entregue ao governador Tarso Genro durante a Interiorização, na próxima segunda-feira (30), em Santa Rosa. Essa é a 12ª edição da instalação do Governo no interior e a primeira de 2012, quando passa a ser mensal.

A partir das 14h, o Centro Cívico Antônio Carlos Borges será a sede do governo para a atividade, que reunirá, além do governador, o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ivar Pavan, e o presidente da Emater/RS e superintendente Geral da Ascar, Lino De David. Demais secretários e representantes de autarquias estaduais devem acompanhar o anúncio de investimentos na região, assinatura de convênios e recebimento de novas demandas.

Os três últimos dias foram marcados por reuniões para organização e definição da agenda do governador na cidade. Além do próprio prefeito, Orlando Desconsi, participaram dos encontros representantes da Câmara dos Deputados e da Assembleia Legislativa, das coordenadorias regionais de diferentes secretarias, e de demais órgãos e autarquias.

Na manhã desta quarta-feira (25-01), em reunião na prefeitura, o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Amauri Coracini, afirmou que os agricultores familiares estão elaborando sua pauta de reivindicações ao governo referente à seca. “Precisamos também definir as políticas públicas que vão atender às necessidades estruturais dos trabalhadores da agricultura familiar”, completou.

O prefeito destacou que, assim como o Governo do Estado está dando um olhar especial para seca, também será solicitada atenção específica para ações que contribuam para o desenvolvimento econômico da região. “Queremos fazer com que o governador conheça a importância da nossa região e entendemos que essa é a melhor oportunidade para traduzir esse sentimento de toda a nossa comunidade”, anunciou Desconsi.

Além da agricultura, outros temas serão intensamente discutidos na Interiorização, como segurança, saúde, educação, desenvolvimento econômico, trabalho e cidadania, mulheres, justiça e direitos humanos, cultura, turismo e esporte. Para isso, a partir das 16h, na Fundação Educacional Machado de Assis (Fema), os titulares das pastas estaduais referentes a cada temática receberão as demandas setoriais. Somente a Secretaria de Turismo será instalada no Sesc de Santa Rosa.

Outras atividades previstas

Antes do início da Interiorização, o governador Tarso Genro e o secretário Estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, já estarão na região para a inauguração do acesso asfáltico entre Tucunduva e Novo Machado, a partir das 10h30min. Ao meio-dia, o governador e secretariado serão recebidos para um almoço no Centro Cultural 25 de Julho, sede da Etnia Alemã, em Santa Rosa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.