CI

São Borja (RS) debate pecuária de corte


São Borja encerra hoje o ciclo de três dias de painéis e debates que fazem parte da programação do 1º Simpósio da Carne Bovina - da Produção ao Mercado Consumidor. De iniciativa conjunta da Cooperativa Tritícola Samborjense (Cotrisal) e da Faculdade de Agronomia da Ufrgs, o evento reúne, no Parque de Exposições Serafim, cerca de 600 produtores e técnicos do Sul do Brasil e de localidades argentinas.

O presidente da Cotrisal, Aldo Marino Heck, destaca que o simpósio não apenas possibilitará identificar os entraves em relação às diversas etapas da cadeia produtiva da carne, como também permitirá impulsionar a pecuária regional. O dirigente ressalta que São Borja não se destaca apenas pelo fato de criar um rebanho de 200 mil bovinos e 75 mil ovinos, por exemplo, mas de consorciar, ao mesmo tempo, lavouras de 50 mil hectares de soja e 35 mil hectares de arroz. 'Poucos municípios no Estado têm essa característica e esse potencial', disse Heck. O pesquisador da Ufrgs, Harold Ospina, palestrante do simpósio, frisou que São Borja, além desse potencial, reúne excelentes condições naturais de pastagens e demais componentes no seu ecossistema.

Segundo ele, por isso a Ufrgs e a Cotrisal já desenvolvem em parceria um programa de monitoramento para uso mais adequado dos campos nativos. Iniciativa que, somada ao simpósio, indicará aos criadores orientações adequadas sobre os melhores insumos, avalia o pesquisador. Já o diretor da área de exportações do Ministério da Agricultura, Sávio Pereira, lembrou que a chance da produção do chamado 'boi verde', criado basicamente no pasto, garante a criadores da região condição privilegiada no mercado internacional. Questões centrais como relações de consumo e a tipificação da carne serão ainda abordadas hoje, pelo professor da USP, Albino Luchari Filho.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.