São Gabriel/RS realiza 1º Curso de Classificação de Lã


Agronegócio

São Gabriel/RS realiza 1º Curso de Classificação de Lã

As atividades se estendem até o próximo sábado
Por:
2221 acessos
São Gabriel está realizando, desde segunda-feira (02-01), o 1º Curso Básico de Classificação de Lã. As atividades se estendem até o próximo sábado (07-01) e fazem parte do Programa de Ovinocultura do município. A capacitação, que conta com 12 participantes, é uma promoção do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de São Gabriel, Secretaria Municipal de Agricultura e Cooperativa de Lãs Tejupá.

O curso, que tem como instrutor o técnico da Cooperativa Tejupá, Odalmir Alaor Ceschini, é dirigido aos produtores da região – em especial àqueles que participam do Programa – aos estudantes e aos técnicos do município.

De acordo com a médica veterinária da Emater/RS-Ascar, Elusa Andrade, o trabalho visa aprimorar o conhecimento dos participantes em relação à ovinocultura de lã, considerada uma das mais importantes economias da Metade Sul do Estado. “O curso incentiva os produtores a procederem ao manejo adequado da esquila, de maneira a obterem um melhor preço pelo seu produto”, destacou.

A capacitação também tem como objetivo incentivar a preparação de técnicos na área de Classificação de Lã, segmento que atualmente possui poucos profissionais especializados. O 1º Curso Básico de Classificação de Lã está sendo realizado no Galpão de Classificação da Cooperativa Tejupá.

Programa Municipal de Ovinocultura

O Programa Municipal de Ovinocultura, criado há cerca de três anos, tem como objetivo o incentivo da atividade no município de São Gabriel. O projeto trabalha com a meta de melhorar a qualidade dos rebanhos, nos aspectos genético, nutricional e sanitário. Além disso, a ação pretende aumentar a produção e comercialização da lã e da carne ovina, visando à organização da cadeia produtiva, ao aumento da renda dos pecuaristas familiares e à diminuição do êxodo rural.

No final de 2008, 116 pequenos produtores rurais receberam cerca de 2,3 mil matrizes de raças de ovinos definidas e 62 carneiros. Desde então estes pecuaristas familiares recebem assistência técnica e são estimulados a aprender métodos e conhecimentos variados ligados ao setor.

O Programa também realizado através de uma parceria entre o escritório municipal da Emater/RS-Ascar de São Gabriel, Secretaria Municipal de Agricultura e Cooperativa de Lãs Tejupá.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink