Agronegócio

São Joaquim (SC) recebe 12º Seminário nacional sobre fruticultura de clima temperado

Serviço agrodigital Adama Monitor é o destaque da Adama para o monitoramento remoto de mariposas
Por:
522 acessos

Para contribuir com a atualização técnica sobre fruticultura e auxiliar o dia a dia no campo, a 12ª edição do Senafrut (Seminário Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado) será realizada de 14 e 16 de junho em São Joaquim (SC), no Parque Nacional da Maçã. Mais de mil participantes entre fruticultores, consultores, pesquisadores e estudantes vão poder conhecer de perto a nova tecnologia da Adama (leia-se Adamá) para a cultura da maçã.

O serviço agrodigital Adama Monitor consiste em armadilhas inteligentes para acompanhamento remoto do nível de infestação de mariposas. Cada armadilha contém um feromônio específico para a espécie monitorada, atraindo assim os insetos para placas adesivas no interior da armadilha. O equipamento possui câmeras que tiram fotos diárias da placa e via sinal de celular e envia as imagens para uma plataforma web, onde o produtor pode acompanhar remotamente o nível de infestação da lavoura e armazenar dados históricos. 

“De acordo com a preferência do produtor, o sistema é configurado para enviar fotos para o celular ou computador do usuário, em horários estabelecidos por ele, evitando que a contagem das mariposas seja feita manualmente e eliminando a necessidade de visitas diárias às armadilhas distribuídas pelo pomar. Isso proporciona mais comodidade e mais precisão ao produtor” explica Roberson Marczak, gerente de Inovação da Adama. Informações atualizadas sobre o nível de infestação da lavoura indicam ao fruticultor a hora exata para otimizar a aplicação de inseticidas e aumentar sua produtividade.   

“Além deste serviço, vamos apresentar as características e benefícios da solução integrada de manejo da maçã (SIM Maçã) composta pelos produtos Captan SC, Scudero Phos K®, Suprathion® 400 EC, Rimon® Supra, entre outras soluções encontradas no portfólio de herbicidas, inseticidas, fungicidas e bioestimulantes da companhia”, completa Fabrício Pacheco, gerente de Marketing de Culturas da Adama. 

O evento é promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Joaquim, o Governo do Estado de Santa Catarina, a Associação dos produtores de maçã e pera de Santa Catarina e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. 

12º Senafrut

Data: 14 a 16 de junho

Horário: 8h às 18h

Local: Parque Nacional da Maçã - Rua Urubici, s/n

Contato: senafrut@epagri.sc.gov.br / (49) 3233-8448.  

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink