CI

São José das Missões realiza reunião técnica do amendoim

A Emater/RS-Ascar uma reunião técnica para discutir a produção de amendoim.


A Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria da Agricultura de São José das Missões, realizou na quinta-feira (16/06) uma reunião técnica para discutir a produção de amendoim. Essa foi a segunda reunião realizada no município com o objetivo de nivelar os conhecimentos entre os produtores e técnicos, compartilhar experiências para fomentar a atividade.

Entre os assuntos abordados, a Emater/RS-Ascar trabalhou sobre manejo de solo, adubação, controle de pragas e doenças e secagem e armazenamento do amendoim, temas apresentados pelo engenheiro agrônomo, Mairo Trentin Piovesan, e pelo técnico em agropecuária, Dilamar Chaves. A extensionista social da Emater/RS-Ascar, Elaine Pereira, fez uma demonstração de receitas e pratos elaborados com amendoim. O uso de crédito na atividade também foi tratado na reunião pelos parceiros das cooperativas de crédito do município, Sicredi e Cresol.

Atualmente, cerca de 20 agricultores trabalham com a produção do amendoim em São José das Missões. A equipe da Emater/RS-Ascar acompanha as famílias de produtores e presta assistência em todos os estágios da cultura, na secagem, armazenamento, acesso a mercados e na industrialização da produção. Com uma produtividade média próxima de dois mil quilos por hectare, a cultura do amendoim tem sido grande objeto do trabalho da Emater/RS-Ascar e Prefeitura.

"A expectativa para este ano é que o número de produtores e a produção municipal aumentem, já que há um crescente aumento da procura e dos preços pagos aos produtores. Neste sentido, para atingir resultados superiores, são necessários alguns ajustes na atividade, como correção e manejo de solo e melhorias nos métodos de secagem e armazenamento do produto colhido. Além disso, a industrialização da produção pode ser revertida em ganhos significativos de rentabilidade aos agricultores e ao município", explicou o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Mairo Trentin Piovesan.

A reunião técnica contou com a presença de 16 famílias de produtores e interessados em aderir à atividade. Participaram ainda, o prefeito de São José das Missões, Silvio Pedrotti, e o secretário Municipal da Agricultura, Décio Bueno. O prefeito salientou a prioridade da atividade para a administração municipal e reconheceu o trabalho realizado pela Emater/RS-Ascar envolvendo a cultura do amendoim e demais atividades, destacando a importância social e econômica da produção de amendoim para o município.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.