São Lourenço (RS) vira a capital do arroz


Agronegócio

São Lourenço (RS) vira a capital do arroz

Por:
61 acessos

Município inaugura hoje a 2ª Expoarroz, que se encerra domingo com a Abertura Oficial da Colheita.

São Lourenço do Sul torna-se de hoje até domingo a capital gaúcha do arroz e deve receber 10 mil orizicultores. Nestes quatro dias, estará sendo realizada no Parque de Exposições Antônio Cândido Ferreira a 2ª Expoarroz, que culmina no domingo, com a realização da 13ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz. Além de marcar o início dos trabalhos de colheita em todo o Estado, o evento é o momento para os produtores organizarem a comercialização da safra, o que pode ser determinante para a obtenção de bons preços.

Autoridades ligadas ao setor agrícola devem participar da cerimônia de abertura da colheita, no domingo. Já confirmaram presença o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues; o governador Germano Rigotto; e o secretário da Agricultura, Odacir Klein. O ritual da colheita será feito na Fazenda do Sobrado, de Ivany Serpa. O casarão do século 19 pertenceu à família de Bento Gonçalves e, frente a ele foi implantada uma lavoura de 16 ha com variedades desenvolvidas por Irga, Embrapa, Emater e Ricetec, informou o vice-presidente do sindicato rural local, Maurício Born.

A programação de debates e reuniões será aberta hoje, às 19h, com o Seminário da Cadeia Produtiva do Arroz do Brasil e do Mercosul, na sede do Sindicato Rural de São Lourenço. Segundo o presidente da Federarroz, promotora do evento, Artur Albuquerque, participa do encontro o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil/Irã, Marcos Guerra. 'Pode ser o início das negociações para que exportemos arroz para o Irã, que importa 1 milhão de toneladas de várias partes do mundo, mas nada daqui.' O presidente do Irga, Pery Coelho, participa do encontro. São Lourenço tem 9,3 mil ha de lavoura de arroz, que responde por 53% da arrecadação de ICMS municipal. Dessa área, 80% são plantados no sistema semi-direto e o restante no método convencional.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink