Agronegócio

Sapia discute sobre procedimentos aduaneiros

O evento contou com a participação de 72 profissionais, vindos de 37 organizações diferentes
Por: -Redação
1 acessos

O Sapia (Sistema de Aperfeiçoamento da Indústria de Alimentos), que tem patrocínio da Adisseo, mostrou mais uma vez sua preocupação com o bom relacionamento entre todos os elos da cadeia produtiva de aves e suínos, organizando em novembro o módulo "Procedimentos Aduaneiros". O evento contou com a participação de 72 profissionais, vindos de 37 organizações diferentes (entre empresas, entidades e governo) .

Com o intuito de buscar soluções para os problemas de importação de insumos, o evento contou pela segunda vez com a participação oficial do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) em um de seus módulos.

Além do Mapa, o Sapia reuniu integrantes das agroindústrias, Sindirações e importadores de insumos. Dessa forma, pode discutir todos os lados envolvidos nos procedimentos aduaneiros.

Durante o Sapia ficou claro que Brasil precisa ser mais eficiente nos procedimentos aduaneiros. Enquanto no Porto de Santos chega-se a gastar, em casos extremos, até 40 dias para fazer o desembaraço alfandegário de insumos para pecuária, em Paranaguá se cumpre todas as etapas necessárias em 10 dias. Extremos como esses mostram que algo precisa ser feito com urgência, para estancar os prejuízos.

"Uma empresa que importa US$ 1 milhão por mês, por exemplo, consegue uma redução nos custos financeiros de US$ 5.800 para cada dia a menos gasto no trâmite de importação", calcula o palestrante John Edwin Mein, Coordenador Executivo do Procomex (Aliança Pró Modernização Logística do Comércio Exterior). Além disso, Mein lembrou que o tempo extra desperdiçado no processo de importação representa perda de competitividade para o Brasil, que é ultrapassado pelos concorrentes internacionais. As informações são da assessoria de imprensa do Sapia.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink