CI

Sarandi promove ações para celebrar o Dia Internacional do Cooperativismo

Durante uma semana, ações de cooperação foram realizadas na comunidade Beira Campo, interior de Sarandi.


Durante uma semana, ações de cooperação foram realizadas na comunidade Beira Campo, interior de Sarandi. As atividades foram desenvolvidas para celebrar o Dia Internacional do Cooperativismo (02/07). A iniciativa partiu da Emater/RS-Ascar, em parceria com as cooperativas Aurora Alimentos, Sicredi, Sicoob, Cresol e Crehnor, e contou com apoio da Prefeitura, Universidade de Passo Fundo (UPF), Centro de Ensino Superior Riograndense (Cesurg) e Léo Club.

Durante as atividades desenvolvidas com as famílias quilombolas, agricultores familiares e demais membros da localidade foi realizada a implantação de sistemas de saneamento básico, com instalação de fossas sépticas, construídas com um conjunto de três bombonas de plástico de 200 litros. Além da fossa séptica, foram construídas caixas de gordura em alvenaria e valas de infiltração com pedras marroadas cobertas por solo.

"Além da melhoria da qualidade de vida, através da ação do saneamento básico, foi proporcionado às famílias a melhoria das condições de jardinagem e embelezamento da comunidade, por meio de um mutirão. Nessa ação, foi recolhido o lixo e entulho, construídos canteiros, realizado plantio de grama e aproveitamento de plantas e materiais da natureza. O trabalho com a melhoria da jardinagem e embelezamento envolveu todas as famílias, resgatando a história da comunidade através das plantas utilizadas, valorizando a cultura, promovendo bons hábitos e qualidade de vida", explicou a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Lisiane Staggemeier Mattje.

As ações comemorativas ao Dia Internacional do Cooperativismo culminaram no sábado (02/07), no salão da comunidade Beira Campo. As entidades organizadoras trabalharam com os participantes temas como educação financeira, coleta seletiva, meio ambiente, saneamento básico, saúde e autoestima. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.