CI

Saúde das aves depende de equilíbrio intestinal

"É importante lembrar que o desenvolvimento do trato intestinal começa no ovo"


Foto: Pixabay

Um sistema intestinal equilibrado é fundamental para garantir a saúde e o bem estar das aves, de acordo com o cientista em Saúde Avícola da Aviagen, Richard Bailey. Ele garante que a saúde intestinal ajuda a reduzir a necessidade de uso de antibióticos ao longo da vida de uma ave. 

"É importante lembrar que o desenvolvimento do trato intestinal começa no ovo. Então as condições ideais de incubação são cruciais para a saúde intestinal durante a vida da ave", afirmou, em um webinar oferecido pela empresa para clientes de toda a América Latina. 

Nesse caso, o uso de probióticos podem ser a chave para a saúde intestinal, já que, segundo o especialista, 70% das células imunes circulantes de uma ave estão localizadas no trato intestinal e ajudam a proteger o animal contra patógenos. "Quando promovemos o equilíbrio bacteriano através da ingestão de aditivos para a saúde intestinal, como os probióticos, promovemos a saúde das aves porque aumentamos a presença de bactérias benéficas no corpo, que estimulam o sistema imunológico e reduzem o risco de doenças e a necessidade de uso de antibióticos", completa. 

Durante a vida de uma ave, a microbiota intestinal passa por um processo de amadurecimento que a ajuda a desenvolver um sistema imunológico eficaz que combaterá o ataque de patógenos. "Quando usamos antibióticos no início da vida das aves, podemos colocar em risco seu desenvolvimento, pois esses medicamentos não apenas matam o patógeno alvo, mas também matam algumas das bactérias benéficas no intestino, o que pode comprometer a formação de sistema imunológico nos animais", explica. 

"Como esses estresses podem afetar negativamente a saúde das aves, os produtores devem começar a usar aditivos para a saúde intestinal sempre que uma mudança na alimentação ou no ambiente for planejada. Isso serve para apoiar o sistema intestinal e, assim, reduzir o risco de distúrbios", aconselha Bailey. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.