CI

SC: cursos gratuitos do Senar contemplam 11 municípios da região em abril

Serão 40 treinamentos que beneficiarão pequenos e médios produtores rurais


Foto: Pixabay

Durante o mês de abril, os produtores rurais da região norte catarinense terão 40 cursos gratuitos em 11 municípios. As capacitações são promovidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC) e acontecem em parceria com os Sindicatos Rurais. A iniciativa busca fomentar o conhecimento e aumentar a produtividade e a renda dos produtores e trabalhadores rurais. Em todo o Estado, serão 241 capacitações no mês. Todas seguirão medidas preventivas estabelecidas pelos órgãos de saúde para o combate do novo coronavírus.

São qualificações que ensinam técnicas para melhorar a gestão das propriedades e a desenvolver atividades de complementação de renda, como artesanato, confeitaria, produção caseira de alimentos, processamento de carnes e cultivo de plantas medicinais. Os cursos também englobam inclusão digital, operação e manutenção de máquinas agrícolas e organização das propriedades. No norte, o destaque é para treinamentos sobre Segurança e Saúde no Trabalho com Agrotóxicos, Floricultura, Olericultura Orgânica e Boas Práticas de Manipulação de Alimentos.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, informa que o planejamento dos cursos é anual e aborda as principais necessidades dos produtores levantadas pelos Sindicatos Rurais nos municípios. “São, em média, 300 cursos de curta duração que acontecem mensalmente em todas as regiões do Estado”, enfatizam. 

Para o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, a formação rural é um trabalho fundamental que fortalece as cadeias produtivas e melhora a vida dos trabalhadores.

Os interessados nos treinamentos devem procurar o Sindicato Rural do município para inscrições. As capacitações estão disponíveis no site do Senar/SC (www.senar.com.br), com especificação de carga horária, local e data.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.