CI

SC: Prejuízo na safra de feijão chega a 50% em Içara


Perdas são ocasionadas pela incidência de lagartas

A incidência de lagartas na área rural de Içara gera um prejuízo estimado de 50% na produção de feijão, com perspectiva de chegar a 70%, informa a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), que alerta ainda para presença de mariposas nas plantações. “Quem não usou ovicidas deve ficar atendo. Quanto mais cedo for identificado, melhor será o controle”, alerta o agrônomo da Epagri, Luiz Fernando Búrigo Coan.


Ele garante que a proliferação da lagarta está, por hora, controlada. “Hoje a infestação atinge mais drasticamente os municípios do costão da serra. Pelo valor da mão de obra e o prejuízo em boa parte das lavouras, a maioria dos produtores nem farão o colhimento do feijão. Aos que pretendem fazê-lo, é necessário acompanhamento”, alerta.

Em análises no laboratório, enviadas na última semana, foram identificada três lagartas Helicoverpas. "Enviamos diversas unidades e três delas foram encontradas. Por isso a importância do acompanhamento e orientação quanto a aplicação de inseticida”, alerta ao agrônomo.


Com informações de Comunicação Içara

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.