CI

SC: safra de arroz será menor

A área plantada se manteve estável em 147 mil hectares


Foto: Pixabay

O plantio está tecnicamente encerrado em todo estado. Em 100% das lavouras implantadas a condição de desenvolvimento das plantas é considerada bom. O clima tem favorecido a evolução das operações de plantio em todo estado. Na Região Sul do estado, as lavouras já plantadas desenvolvem-se bem e os produtores seguem com os tratos culturais. No Litoral Norte, as chuvas moderadas e as temperaturas amenas tem favorecido o desenvolvimento das plantas. Houve um pequeno atraso no desenvolvimento vegetativo das plantas devido à falta de luminosidade das últimas semanas, mas vem se recuperando com a melhora do tempo. No Alto Vale do Rio Itajaí o plantio está finalizado e até o momento está tudo dentro da normalidade.

No levantamento das estimativas de área plantada e de rendimento médio de outubro, a área plantada se manteve estável em 147 mil hectares. Quanto à produtividade média, a expectativa é de redução de 1,74%, passando de 8,4 t/ha obtidos na safra passada, para 8,3 t/ha. Assim, deveremos ter uma safra 2,17% menor, com uma produção de 1,22 milhão de toneladas.

Em resumo, durante o mês de outubro, as operações de aplicação de herbicidas e a adubação de cobertura foram prejudicadas pelo excesso de chuvas. Apesar disso, as lavouras apresentam-se em boas condições sanitárias. Há o relato do baixo número de horas de luz solar e, sendo a cultura sensível à baixa luminosidade, poderemos ter uma redução na produtividade média, em comparação a alcançada na safra passada.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.