CI

SC: safra de mel foi acima da média

Volume produzido supera em duas mil toneladas anos anteriores


Foto: Eliza Maliszewski

Os apicultores de Santa Catarina estão comemorando uma excelente safra de mel. O volume produzido na safra 19/20 é de 7,5 mil toneladas. O total fica pelo menos duas mil toneladas a mais em relação aos últimos dois anos além de estar a frente da média estadual, de 6,5 mil toneladas. O estado produz 68 kg/km²/ano, muito acima da média nacional, que é de 5 kg/km²/ano.

O clima, com poucas chuvas, e a safra do mel de melato da bracatinga, que é colhida a cada dois anos, foram os fatores que elevaram a produção. Segundo o IBGE são cerca de 17 mil estabelecimentos agropecuários com apicultura no Estado e 300 mil colmeias. “A apicultura é uma ótima oportunidade de renda para a agricultura familiar devido à possibilidade de conciliar com outras atividades. As condições de clima e a abundância e variedade de flora apícola em Santa Catarina também favorecem”, descreve Rodrigo Durieux da Cunha, chefe da divisão de estudos apícolas da Epagri.

VEJA: Trocar a rainha aumenta produção em 200%

VEJA: Como manter abelhas no outono-inverno

Santa Catarina se coloca normalmente entre o terceiro ou quarto maior produtor de mel do Brasil, mas os destaques do produto catarinense são a qualidade e a produtividade. O alimento já foi classificado seis vezes entre os melhores do mundo, impulsionado por tecnologia e acompanhamento técnico.

VEJA: Mel é aliado da imunidade

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.