CI

SC lança aplicativo que reúne dados completos da agropecuária

Com o aplicativo o produtor terá acesso a monitoramento de safras, preços, políticas públicas, importações e exportações


O governo de Santa Catarina lançou a tarde desta sexta-feira (29/03) o aplicativo do InfoAgro, um sistema que cruza dados de várias fontes e entrega de forma acessível aos interessados. A partir de agora, os produtores rurais de Santa Catarina têm acesso a uma ampla quantidade de informação para a tomada de decisões, como monitoramento de safras, preços, políticas públicas, importações e exportações.

O lançamento ocorreu no auditório da Epagri, em Florianópolis. “O aplicativo passa a ser um informe digital, permitindo o acesso de todos os dados que interessa ao produtor. Isso vai dar agilidade também para traçar cenários futuros olhando os números passados”, avalia o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Ricardo de Gouvêa. Ele lembrou que, a partir da análise dos preços praticados no mercado, por exemplo, o produtor pode saber se está recebendo um valor adequado pelo que produz.

A diretora-presidente da Epagri, Edilene Steinwandter, definiu o InfoAgro como uma revolução para a produção e para a gestão pública. “Para se chegar a esses dados, foram necessárias muitas parcerias. A Secretaria, a Epagri, o Ciasc trabalharam juntos. Também buscamos informações no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e no IBGE. São grandes parcerias que resultam nesse produto”, relata Edilene.

O aplicativo já está disponível para download gratuito em sistemas Android. Na semana que vem, ele será disponibilizado também para iOS. O projeto foi desenvolvido pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Cepa) da Epagri.

O lançamento também teve a presença do secretário de Estado da Casa Civil, Douglas Borba, profissionais da Epagri, Ceasa e Cidasc e de representantes de entidades ligadas à produção agropecuária.

Síntese Anual da Agricultura

No mesmo ato, foi lançada a Síntese Anual da Agricultura de Santa Catarina 2017-2018, publicação que destrincha as mudanças estruturais na agricultura catarinense desde 1970. Pela primeira vez, a revista foi lançada apenas na versão digital, que pode ser acessada neste endereço.

O coordenador da publicação, Tabajara Marcondes, apresentou os principais pontos da Síntese. Entre os destaques estão o aumento na produtividade do leite (quadruplicou desde 1970), o crescimento da área plantada de soja (mais que triplicou desde 1995) e a redução do espaço destinado ao feijão (chegou a mais de 290 mil hectares em 1980 e atualmente é de aproximadamente 60 mil hectares). Um dos desafios para o futuro, de acordo com Marcondes, será a sucessão do trabalho no campo, já que, atualmente, menos de 4% dos produtores têm menos de 30 anos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.