SC permanece na liderança das exportações de carne de frango

Agronegócio

SC permanece na liderança das exportações de carne de frango

No semestre, o estado respondeu por 30% da receita cambial total e por 28% do volume exportado, enquanto o Paraná respondeu por, respectivamente, 25% e 26% do total.
Por:
200 acessos
Mesmo não correspondendo a 100% do volume e da receita cambial do setor (os números oficiais relativos às Unidades Federativas e às Regiões se restringem aos 100 principais produtos exportados), os dados da SECEX/MDIC possibilitam perfeita identificação do comportamento das exportações de carne de frango no primeiro semestre de 2009.

Eles mostram, por exemplo, que Santa Catarina – estado pioneiro na exportação de carne de frango – permanece na liderança do setor: no semestre, respondeu por 30% da receita cambial total e por 28% do volume exportado, enquanto o Paraná respondeu por, respectivamente, 25% e 26% do total.

Outra informação extraída dos dados da SECEX é a de que enquanto o volume embarcado recuou mais de 14% na Região Sudeste e perto de 1% na Região Sul, no Centro-Oeste permaneceu praticamente estável, com variação (positiva) de 0,35%.

De toda forma, houve queda generalizada na receita cambial, com efeitos maiores sobre a Região Sudeste (-28%), vindo a seguir a Região Sul (-20%, praticamente). Novamente, a Região menos afetada foi o Centro-Oeste (-16,5%).
 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink