CI

SC:Secretaria da Agricultura economiza mais de R$ 3,6 milhões em licitações

Foram adquiridos maquinários e implementos agrícolas em parcerias


Desenvolvimento Rural (FDR). Também foram adquiridos maquinários e implementos agrícolas em parcerias com deputados federais que destinaram emendas para Secretaria e convênios com o Governo Federal.

O secretário João Rodrigues salienta que a distribuição beneficiou cerca de 1 milhão de pessoas residentes no meio rural e mais de 193 mil de propriedades da agricultura familiar. “Pela primeira vez na história catarinense, 100% dos municípios foram contemplados com algum tipo de equipamento ou programa agrícola. Em três anos do mandato do governador Raimundo Colombo, a Secretaria da Agricultura e da Pesca aplicou mais de R$ 300 milhões no setor, entre entrega de equipamentos, financiamentos e demais programas da pasta”, lembra.

Rodrigues ressalta que, além destes programas de fomento e entregas de maquinários, a Secretaria da Agricultura e da Pesca também investiu em pesquisa e extensão agrícolas por meio da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), nas ações para manter a sanidade animal e vegetal por meio da Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina) e nos programas do SCRural. Para ressaltar a importância destes investimentos, o secretário lembra que Santa Catarina é referência internacional em alimentos industrializados à base de frango e suínos.

No mercado doméstico, lidera a produção de cebola, maçã, suínos, pescados, ostras e mexilhões e é o segundo produtor de frango, arroz, fumo, além de ser o quarto produtor de banana e trigo. Um diferencial é a estrutura fundiária baseada na agricultura familiar. Nove entre dez propriedades rurais têm menos de 50 hectares e elas respondem por 70% da produção agropecuária, com 572 mil pessoas empregadas. O agronegócio representa 62% das exportações catarinenses.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.