SC terá safra de alho de boa qualidade
CI
Imagem: Pixabay
PRODUÇÃO

SC terá safra de alho de boa qualidade

A expectativa de produção da hortaliça no Estado é de 19.109,5 toneladas
Por: -Eliza Maliszewski

A safra 2021/22 de alho em Santa Catarina deve ser de alta qualidade, reflexo das condições climáticas favoráveis até o momento. As chuvas bem distribuídas, bem como as temperaturas foram adequadas à cultura de modo geral em todo o ciclo. Estas condições proporcionaram que as lavouras se desenvolvessem em condições favoráveis à produção de bulbos de qualidade, tanto em relação ao calibre, quanto em sanidade. Dessa forma, os produtores catarinenses estão colhendo uma safra que lhes permitirá armazenar o produto por maior tempo e com isso, escalonar a comercialização, administrando a oferta com maior equilíbrio no mercado.

A expectativa de produção da hortaliça no Estado é de 19.109,5 toneladas, com um rendimento médio esperado de 10.569 kg/ha. No início da safra a expectativa era de uma produtividade de 10.206kg/ha, crescimento de 3,55% em relação ao esperado no início da safra. Foram plantados 1.808 hectares de alho no Estado na atual safra, crescimento de 5,3% em relação à estimativa inicial.

Em novembro de 2021 foram importadas apenas 3,57 mil toneladas de alho, o menor volume mensal para o mês dos últimos cinco anos. Neste ano foram importadas, de janeiro a novembro, 112,05 mil toneladas, enquanto que no mesmo período de 2020 o volume importado foi de 178,88 mil toneladas, redução de 42,09% no período.

Em novembro de 2021 foram importadas apenas 3,57 mil toneladas de alho, o menor volume mensal para o mês dos últimos cinco anos, questão que se repete desde julho do corrente ano. Neste ano foram importadas, de janeiro a novembro 112,05 mil toneladas, enquanto que no mesmo período do ano de 2020 o volume importado foi de 178,88 mil toneladas, portanto redução de 42,09%. Com relação ao preço médio (FOB) do alho importado, em novembro verificou-se um aumento, embora pequeno, em relação ao mês de outubro, passando de U$$1,19/kg, para US$1,33/kg, ou seja, aumento de 11,76%.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.