CI

SCL Rota vence a Final Belo Horizonte do Ideas for Milk

O evento foi realizado no último dia 12, durante a Finit (Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia)


O vencedor da Final Belo Horizonte do desafio de startups Ideas for Milk foi a solução SCL Rota – Sistema de Coleta de Leite, apresentada por Juscelino Pereira e Otavio Fernandes no evento realizado no último dia 12, durante a Finit (Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia).

A proposta vem sendo desenvolvida desde 2014, quando Juscelino Pereira e Luiz Carlos Ferreira forneciam para laticínios um software de planejamento de recurso corporativo (em inglês Enterprise Resource Planning - ERP). Eles perceberam que seus clientes tinham problemas no controle e na segurança dos dados de coleta do leite. Junto com Otavio Fernandes e Eunides Santos, que atuavam em uma empresa de desenvolvimento de soluções web e mobile, formaram a equipe do novo projeto.

A ideia foi desenvolver uma plataforma para automatizar o controle da coleta nas propriedades rurais e da entrada do leite nas indústrias laticinistas, aumentando a produtividade e reduzindo custos do processo. "A gente visitou 50 laticínios nos últimos meses. Identificamos que os registros das informações de coleta eram feitos de forma superficial, incompleta e, às vezes, geravam erros de interpretação no momento de serem transcritos. Estas falhas causam prejuízos ora para o produtor de leite ora para o laticínio", explicou Otávio na apresentação.

Segundo os desenvolvedores, o SLC Rota tem uma interface intuitiva e descomplicada para que operadores com menor nível de conhecimento tecnológico sejam capazes de usá-la. O transportador, o caminhão e a propriedade rural são identificados por códigos inseridos em tags NFC (Near Field Communication). Essas tags permitem a troca de dados de forma rápida e automática, quando o transportador aproxima ou encosta o celular. Outra característica relevante é que o SCL Rota funciona mesmo sem há sinal de Internet. Mais informações podem ser vistas em www.sclrota.com.br.

Participação

Outras quatro startups concorreram na Final Belo Horizonte. O segundo lugar ficou com o aplicativo de gerenciamento do rebanho leiteiro 4Milk. Por ordem de classificação, as demais propostas foram: Atl - Aqui tem leite, Connect Leite e Milk Tamagotchi.

A banca julgadora contou com oito avaliadores representando a Embrapa, a Litteris Consulting, a Carrusca Innovation, a PUC-Minas, a UFMG e a Cisco. O evento foi conduzido por Pedro Menezes, um dos criadores da Cotak Consultoria e Sistemas, startup que integra o San Pedro Valley, comunidade que é referência para empresas de base tecnológica na capital mineira.

Finais Locais

A Final Belo Horizonte foi o primeiro de oito eventos do Ideas for Milk que serão realizados em novembro. O próximo será a Final Juiz de Fora, marcado para o dia 17 (quinta-feira). Cada Final Local elege um ganhador, que é classificado para a Final Nacional. Este último evento do desafio de startups será no dia 13 de dezembro em Brasília. A entrada é gratuita e a inscrição deve ser feita pelo site www.ideasformilk.com.br, onde também pode ser conferida a lista dos concorrentes.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.