CI

SDR e Emater/RS promovem Seminário Internacional de Cooperativismo

Mais de 400 pessoas são esperadas no evento


O cooperativismo e o desenvolvimento sustentável serão os temas do Seminário Internacional de Cooperativismo, que ocorrerá nos dias 17 e 18 deste mês, no Hotel Embaixador (Rua Jerônimo Coelho, 345), em Porto Alegre. A Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, juntamente com a Emater/RS-Ascar, promovem o Seminário. Mais de 400 pessoas, representando cooperativas, associações, federações, universidades e bancos, são esperadas no evento.


O Seminário tem início previsto para 10h (quarta-feira, 17) com o credenciamento das autoridades, seguido da abertura do evento. Ao todo, estão previstos cinco painéis, sendo o primeiro às 14h, com Hélder dos Santos Félix Monteiro Muteia, representante da FAO no Brasil - Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Ele abordará o tema "O Ano Internacional das Cooperativas pela FAO: o papel do cooperativismo no combate a pobreza". O debatedor será o secretário Ivar Pavan (SDR).

Globalização e o Cooperativismo será o segundo painel, marcado para as 16h do dia 17, com Américo Utumi, representante da ACI – Aliança Cooperativa Internacional no Brasil. Utumi debaterá com Cláudio Nascimento, membro do Conselho Consultivo do Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul – PACS/RJ e membro do Conselho Político do Centro de Educação e Assessoria Popular - CEDAP/Campinas, SP.

No dia 18 (quinta-feira), os debates iniciam às 8h30min, com o painel sobre "Marco Regulatório e a Nova Lei Cooperativa". O terceiro painelista será Odacir Klein, assessor especial da Presidência das Cooperativas do Brasil, tendo como debatedor Daniel Rech, assessor jurídico da Unicafes (União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária).


O "Papel do Cooperativismo no Desenvolvimento Local/Regional" será o tema do quarto painel do Seminário. A painelista será Isabel Cruz Hernández, presidente do Foro Latino-americano e do Caribe em Finanças Rurais – FOROLAC-FR e Diretora-Geral da Associação Mexicana de Uniões de Crédito do Setor Social - AMUCSS. O painel está marcado para as 10h30min e terá como debatedor Claudio Risson, representante da Associação Nacional do Cooperativismo de Crédito da Economia Familiar e Solidária – ANCOSOL.

"Desenvolvimento e as cooperativas de trabalho: potencialidades e limites" será o tema do quinto e último painel do Seminário Internacional de Coperativismo. O painelista é Andrés Bedia Alonso (Associado de Cooperativa de Trabalho do Grupo Mondagron), do País Basco/Espanha. Debaterá com ele, Geraldo Magela da Silva, representante do Ramo das Cooperativas de Trabalho do Brasil.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.